O encerramento oficial dos projetos “Cultura Afro-Brasileira” e “Povos Indígenas” reuniu a comunidade escolar nesta quinta-feira (21) para celebrar o respeito à diversidade e valorização da cultura brasileira nas escolas municipais. Promovida pela Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, a ação contou com a presença de autoridades municipais e ativistas da causa.
Trazendo à tona um diálogo educacional, com a luta pelo respeito e igualdade, o projeto pedagógico foi realizado em todas as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e atingiu mais de 20 mil estudantes, com atividades e projetos que ensinaram os caminhos para a construção de uma educação multicultural com diferentes perspectivas, consciência política e histórica, ensino com experiências de vida, importância dos povos na história brasileira, perspectiva positiva da negritude, respeito ao outro com valorização da diversidade, entre outros.
As crianças agitaram a tarde com muita música e apresentações culturais, além do depoimento de professores e convidados especiais. O público também conferiu os trabalhos artesanais de diversos expositores, com muitas cores e diversidade cultural.
Para a educadora social, Juliana Delfino, são anos de luta para que os projetos fossem implementados nas salas de aula. “Mais de 50% da nossa população ferrazense é formada por afrodescendentes, então falar de propostas e educação étnico-racial nas escolas é falar de uma população que precisa ser acolhida e pertencente ao universo escolar. É ter uma escola que valoriza os seus traços e ancestralidade”, pontua.
O resultado são alunos orgulhosos com sua própria identidade, segundo a titular da pasta, Paula Trevizolli. “Notamos o empoderamento das nossas crianças nas salas de aula, aceitando a cor de sua pele, cabelo e sua identidade. Contribuir com a cultura afro-brasileira e indígena é promover uma educação antirracista, por meio do autorreconhecimento e valorização”, destaca.
Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos. Secom Ferraz.