Acesso rápido

Informação em um click

Jornal de
Prestação
de Contas

Nossas
Secretarias

Portal da
Transparência

Portal do
Cidadão

2ª Via
do Carnê
IPTU 2025

2ª Via
de Parcelamento
Dívida Ativa

Legislação
Leis e
Decretos

Nota fiscal
Eletrônica

Acesso à
Informação
E-Sic

Ouvidoria
Geral

Conselho
Tutelar

IR Destinação
Legal

Unilivre
Passe universitário

Últimas notícias

Fique por dentro das novidades

A noite da última quinta-feira (03) esteve carregada de alegria e fortes emoções com a formatura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Promovida pela Secretaria de Educação, a cerimônia ocorreu no Rotary Club de Ferraz de Vasconcelos e contou com a participação de familiares, amigos, professores e gestores da rede municipal de ensino.

Ao todo, 61 alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Ruy Coelho, Halim Abissamra, Prefeito Helmuth Herman Hans Louis Baxmann e Nurimar Martins Hiar se formaram neste primeiro semestre de 2025.

A solenidade contou com homenagens aos professores, discurso dos paraninfos de cada turma, juramento e, como encerramento da noite, um lindo coral dos alunos concluintes cantando a música “Pescador de Ilusões” da banda O Rappa.

Relatos emocionantes marcaram a noite, como o da Dona Laureci, que está concluindo o ensino fundamental junto com o filho e, aos 48 anos, sonha em se formar como enfermeira, e também da Dona Maria, que é aluna da Emeb Nurimar Martins e, por falta de oportunidade, não conseguiu concluir os estudos na idade regular e hoje, aos 78 anos, está se formando no 9°ano.

A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, destacou a importância da EJA na vida dos alunos: “Que noite especial e importante na vida de vocês e também na nossa. Esse é apenas o início de muitas conquistas que estão por vir. O diploma que os alunos estão recebendo irá abrir muitas portas, tanto do ensino médio quanto do ensino superior. Mesmo com tantas dificuldades, vocês conseguiram concluir essa etapa e nós estamos aqui para comemorar e incentivar também”, pontuou a chefe de executivo.

“A EJA vem nos trazendo tantas histórias lindas de superação e dedicação. “São mães, pais e avós que nos ensinam que nunca é tarde para aprender”, afirmou a secretária de Educação, Paula Trevizolli.

As matrículas da EJA já estão abertas, para se cadastrar, basta comparecer em uma das unidades escolares participantes do projeto levando documento original com foto, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração de escolaridade.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos /Secom Ferraz.

O programa Emprega Ferraz PAT da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos que começou a funcionar no Centro de Integração da Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, realizou 532 atendimentos. O balanço foi divulgado nesta semana com alguns números: 649 vagas captadas pelo time da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura; 539 pessoas encaminhadas para entrevistas; 196 pedidos de seguro-desemprego, 17 orientações sobre a carteira de trabalho digital; 15 cursos de qualificação profissional e quatro processos seletivos realizados até o momento, desde o último dia 28 de maio quando o programa unindo todas as ofertas de vagas no município passou a ser centralizado em um único endereço. A Prefeitura de Ferraz em parceria com o governo do Estado de São Paulo municipalizou o serviço e faz a gestão de todas as vagas do município conectando os trabalhadores às empresas e auxiliando na triagem, seleção, divulgação e processo seletivo para o preenchimento das vagas. No endereço bem localizado, na Avenida Governador Jânio Quadros, 967, onde funciona o CIC são prestados os seguintes serviços: intermediação no mercado de trabalho; orientação e informações; elaboração e atualização de currículos; habilitação ao seguro-desemprego; inscrições em cursos de qualificação profissional e atendimento às empresas.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Daniel Balke, os números são bastante expressivos e mostram a importância de manter um serviço de empregabilidade como o Emprega Ferraz PAT aliado com outros serviços complementares como os pedidos de seguro-desemprego, encaminhamentos, cursos profissionalizantes, entre outros: “Isso facilita a vida do ferrazense e marca o CIC que é bem localizado como o endereço do emprego na cidade. Estamos trabalhando intensamente para movimentar a economia da cidade e o programa integra esta rede de apoio ao trabalhador e para aquela pessoa que procura vaga, bem como conecta as empresas e indústrias que estão em busca de trabalhadores”, avaliou. Muitas outras novidades continuam por vir no programa Emprega Ferraz PAT como um aplicativo para divulgar as vagas oferecidas no município e de fácil uso tanto para os trabalhadores como empregadores, criando um grande sistema de empregabilidade, qualificação e serviços ao trabalhador. Parte da equipe do Desenvolvimento passou a atuar no CIC exclusivamente para atender o trabalhador sob a gestão da coordenadora Luciana Costa. O WhatsApp para mais informações sobre o programa é o (11) 99983-4095.
Texto:  Cristina Gomes –  MTB: 26.802/SP/SecomFotos:  Vinícius Cavalcante/Secom Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e o Governo do Estado firmaram um convênio que garantiu duas novas viaturas para a Defesa Civil do município, além de equipamentos essenciais para reforçar a resposta rápida a emergências.
Os novos itens foram apresentados à prefeita Priscila Gambale e a secretária de Segurança Urbana e Defesa Civil, Daniele de Freitas, nesta quinta-feira, 3 de julho. De acordo com Gambale, esse investimento irá reforçar a estrutura de atendimento da Defesa Civil à população.
“Estes novos equipamentos ampliam nossa capacidade de atendimento e agilidade nas ocorrências que surgirem, principalmente em áreas de risco”, comentou a prefeita. Os veículos são equipados com um sistema moderno de alerta para vários tipos de riscos, como alagamentos e deslizamentos, ampliando a capacidade de resposta a desastres e emergências.
Em relação aos equipamentos, foram recebidas motosserras e dois sopradores que serão essenciais no combate a incêndios e quedas de árvores, agilizando a liberação de vias públicas.

Texto: Jucélio Salvador – MTB: 33.248/SP/Secom
Fotos: Ísis Katarine e Vinícius Cavalcante/Secom Ferraz

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ferraz realizou vistoria em duas obras em andamento no município, além de uma terceira concluída recentemente. A primeira visita feita pelo secretário de Obras, Eduardo Paiva, foi na reconstrução da margem do córrego e travessia na rua das Palmeiras, na Estrada dos Bandeirantes, no Jardim Santa Rosa. Com a força das águas e enxurradas, a ponte cedeu para o interior do córrego, impedindo que os moradores utilizassem o acesso, além de ter ficado perigoso. A conclusão dos trabalhos se deu, na última quarta-feira, dia 25 de junho. A obra deveria durar três meses, mas foi concluída antes. “Esta é uma obra que beneficia muito a comunidade desta região e traz mais segurança, pois os muros da margem do córrego cederam no canal deixando a situação bem crítica aqui. Agora esta travessia foi construída para dar mais segurança, já que tem o gradil para a passagem aqui”, afirmou o secretário. Foi construído um muro de gabião no local para auxiliar no escoamento e mais segurança, além de uma ponte metálica.
O morador Róbson, que usa a ponte todos os dias, de segunda a sábado, aprovou a obra: “Com certeza ficou muito melhor”, afirmou. A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ferraz também vistoriou os serviços no Centro de Convenções, na Praça dos Trabalhadores, região central da cidade, que passa por uma grande reforma estrutural para receber no futuro os grandes espetáculos e apresentações culturais do município. O piso já está instalado, paredes com gesso, entre outras melhorias. O secretário atestou que esta é uma das obras que estão avançando bem no município e está sendo acompanhada de perto pela Prefeitura de Ferraz. A caixa d´água de 20 mil litros já está no local prestes a ser instalada e alguns ambientes já estão prontas, como a área de exposição no pavimento superior. Atualmente estão sendo instaladas a passarela técnica na parte principal no térreo próximo ao palco. Os camarins já estão quase prontos também, bem como banheiros para as Pessoas Com Deficiência (PCD) e o público.
“Muita coisa tem avançado por aqui e o Centro de Convenções já não é mais uma estrutura abandonada e desgastada pelo tempo”, afirmou o secretário. As obras na Vila Olímpica foram o outro ponto visitado. Os serviços foram divididos em duas etapas. Uma nova portaria para acesso às dependências, além de um gradil que está sendo instalado em toda a extensão dará mais segurança aos frequentadores. Alguns locais já estão concluídos, faltando somente arremates como o piso emborrachado da Academia ao Ar Livre. O campo já está com gramado novo e os trabalhadores estão concluindo a instalação de corrimões em outros ambientes como o acesso para uma área social próximo à pista de corrida na parte de cima.

Texto: Cristina Gomes – MTB: 26.802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Vinícius Cavalcante/Secom Ferraz

O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta quarta-feira (02) mais uma edição do programa Bazar Solidário. Com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade, a ação que foi realizada no bairro do Cambiri contou com doações de roupas e agasalhos.

Mais de 1500 itens foram distribuídos aos moradores, sendo eles calças, meias, blusas de frio, cobertores, absorventes e calçados. Desta vez, além de roupas, houve também a doação de 300 quilos de frutas, legumes e hortaliças. Vale destacar que todas as peças foram entregues limpas, higienizadas e em bom estado. Cada pessoa pôde apanhar o quanto precisasse.

A ação faz parte da campanha de inverno “Aquece Ferraz”, que recebe as doações e leva até os bairros mais carentes do município por meio do bazar.

“O Bazar Solidário tem feito a diferença na vida de muitas pessoas. Cada item é entregue com muito carinho e comprometimento, principalmente nessa época em que há quedas bruscas de temperatura. Agradeço a cada doação recebida e peço que continuem fazendo parte dessa corrente do bem”, pontuou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cida Gambale.

Para participar da campanha “Aquece Ferraz”, basta deixar a sua doação em um dos pontos de coleta que estão espalhados por toda a cidade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas municipais, supermercados, estabelecimentos comerciais, Paço Municipal, igrejas, indústrias ou na sede do Fundo Social, que fica localizada na Rua Santa Catarina, 330, na Vila Romanopolis.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos /Secom Ferraz

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social que visa promover debates relacionados à melhora no atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ocorreu nesta quarta-feira (02), no Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida (SPNSA), na Rua Francisco Fernandes Barroso, 30, Vila Santo Antônio.

A abertura do evento contou com apresentação da orquestra do Serviço Promocional e apresentação de dança dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (OIAEU).

Estiveram presentes na ação o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, o secretário de Assistência Social, Marcos Rogério, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gláucio Bezerra, além dos vereadores Claudio Ramos e Renato Ramos (Renatinho).

A conferência está organizada em cinco eixos de discussão principais e será feita a eleição dos delegados que levarão todos os assuntos debatidos às etapas estaduais e nacionais.

“Este é o nosso primeiro dia de conferência e estamos muito animados para o início dos debates. Ter a representação da população dando as suas ideias, fazendo os seus apontamentos, é o que queremos”, pontuou o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gláucio Bezerra Lemos.

O secretário de Assistência Social, Marcos Rogério, fez um convite especial a toda comunidade: “Amanhã, teremos mais um dia de conferência, com apresentações culturais diversas e convido a todos aqueles que puderem estar presentes nesse momento tão importante. Juntos podemos construir um futuro melhor para todos”, ressaltou o secretário.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Vinicius Cavalcante /Secom Ferraz.

Julho é o mês de conscientização e prevenção das hepatites virais em Ferraz de Vasconcelos. A Secretaria de Saúde de Ferraz divulgou a programação temática do mês nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e equipamentos de saúde que serão trabalhados ao longo do mês com pacientes, funcionários e toda a comunidade no entorno. E o que são as hepatites virais? São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.
Para chamar a atenção da população para o tema, as unidades serão decoradas no tom do Julho Amarelo e sempre que possível serão realizadas as ações do mês. A programação começa no próximo dia 8 de julho na UBS Santo Antônio com orientações e testagem rápida para hepatites, a partir das 9 horas. A UBS Geraldo José Rodrigues Alckmin, no Jardim Yone, também realizará no próximo dia 11, uma roda de conversa e testes rápidos. A programação se estenderá até o final deste mês com rodas de conversas, testagem das hepatites virais e muita conscientização.
Para o secretário de Saúde, Clécio Francisco Gonçalves, a conscientização é importante para chamar a atenção da população: “Buscar informações sobre a doença ajuda na prevenção e a reduzir e diminuir o número de casos em nossa cidade”, afirmou o secretário, convidando toda a população a participar das atividades em sua UBS de referência. A programação é extensa e segue até o final deste mês com diversas atividades.
Em Ferraz de Vasconcelos, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na rua Santa Catarina, na Vila Romanópolis, é referência para o tratamento das hepatites virais, com uma equipe multiprofissional para realizar o atendimento e tratamento. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão disponíveis para realizarem os encaminhamentos necessários.

Texto: Cristina Gomes – MTB: 26.802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Secom Ferraz.

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos lançará no dia 10 de junho, a 1ª Campanha da Autodeclaração na matrícula escolar. A iniciativa visa promover o direito à identidade étnico-racial, fortalecer o pertencimento cultural e incentivar o respeito à diversidade e o enfrentamento ao racismo estrutural.
Com a temática “Reconhecer para pertencer: Declare sua Identidade”, a campanha envolve todas as modalidades de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A autodeclaração na matrícula escolar é a declaração de raça ou cor que pode ser feita pelo aluno ou responsável se for menor de 16 anos. Segundo o IBGE, você pode se declarar amarelo, branco, pardo, preto ou indígena. Lembrando que pretos e pardos são considerados negros no Brasil.
Segundo a Resolução n°5/2024 do município de Ferraz de Vasconcelos, com a Lei n °14.553/2023, é obrigatória a coleta da autodeclaração étnico-racial nos registros administrativos dos órgãos públicos.
Esta é uma campanha permanente no município e será reforçada nas escolas municipais durante todo o ano letivo.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos /Secom Ferraz.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, inicia no dia 1º de julho de 2025 as inscrições para o Unilivre 2025 – Segundo Semestre, programa que garante gratuidade no transporte público municipal para estudantes universitários. O benefício é regulamentado pelas Leis nº 3.448/2022 e 3.450/2022, além do Decreto nº 6.547/2022.
O período de inscrição e recadastro vai de 1º a 20 de julho, exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura (https://ferrazdevasconcelos.sp.gov.br). O objetivo do programa é assegurar acesso ao transporte público municipal para os estudantes de ensino superior residentes em Ferraz.
Para participar do programa, os estudantes devem atender aos seguintes requisitos: residir no município de Ferraz de Vasconcelos, estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), estar matriculado regularmente e com frequência efetiva em instituição de ensino superior, seja pública ou privada, e residir ou trabalhar a, no mínimo, 1,5 km da instituição de ensino ou ponto de interligação com transporte público.
Além disso, é necessário apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: RG e CPF; declaração de matrícula presencial do semestre, com local e horário das aulas; grade horária atualizada (declaração de aulas presenciais); calendário letivo do semestre; comprovante de endereço (em nome do estudante ou dos pais/responsáveis), com até três meses de vencimento; e declaração de distância mínima de 1,5 km da instituição de ensino ou ponto de conexão com transporte público.
O Unilivre é uma política pública de mobilidade e inclusão social, no intuito de garantir a permanência dos estudantes no ensino superior.
Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana pelo número 4674-4000 (de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas).

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.

Nossas secretarias

Veja as ações realizadas

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812

Ir para o conteúdo