Acesso rápido

Informação em um click

Jornal de
Prestação
de Contas

Nossas
Secretarias

Portal da
Transparência

Portal do
Cidadão

2ª Via
do Carnê
IPTU 2025

2ª Via
de Parcelamento
Dívida Ativa

Legislação
Leis e
Decretos

Nota fiscal
Eletrônica

Acesso à
Informação
E-Sic

Ouvidoria
Geral

Conselho
Tutelar

IR Destinação
Legal

Unilivre
Passe universitário

Últimas notícias

Fique por dentro das novidades

A solidariedade tomou conta das ruas do Jardim Pérola nesta quarta-feira (20) com o Bazar Solidário. Esta é mais uma edição do programa organizado pelo Fundo Social de Ferraz de Vasconcelos e tem como objetivo ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade no município.
Foram doadas cerca de mil peças de roupas entre camisetas, calças, blusas de frio, meias e roupas infantis; 40 cobertores; 30 pomadas para dores nas costas e lombar que são anti-inflamatórias e analgésicas.
O Bazar Solidário é realizado toda a semana em diferentes bairros do município para que todos tenham acesso aos itens doados. Não há limites de peças permitidas, cada pessoa pode levar para casa o tanto de roupas que precisar e a recomendação do Fundo é que tragam sacolas.
“Ver uma criança saindo aqui do Bazar com um boné e um tênis com um sorriso gigante no rosto nos faz ter um choque de realidade e também nos incentiva a dar sempre o nosso melhor, porque a alegria de quem vai receber será a nossa recompensa”, pontuou a coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos/Secom Ferraz.

A Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos, realizou 8.491 rondas preventivas, sete flagrantes e 13 mulheres com medidas protetivas acionaram o botão do pânico diante de uma suposta ameaça de violência. O balanço foi divulgado pela corporação, neste mês conhecido como “Agosto Lilás” de combate à violência contra a mulher e refere-se ao primeiro semestre deste ano. No mês de setembro, a Guardiã Maria da Penha em Ferraz completa dois anos de funcionamento na cidade com números considerados bastante positivos.
A subcomandante Ivone Soares, da guardiã, explicou como funciona este programa no município: as mulheres vítimas de violência procuram a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para registrar Boletim de Ocorrência (BO) da agressão ou violência sofrida e diante de solicitação do Ministério Público, todas elas que acionam as medidas protetivas contra seus companheiros passam a ser acompanhadas. Desta forma, a guardiã elabora um cronograma do itinerário destas mulheres. Hoje, são ao todo 58 assistidas pelo programa no município. São rondas nos horários das saídas de casa, no retorno do trabalho e entre outros compromissos. Um aplicativo instalado no celular, o Botão SOS mais conhecido como Botão do Pânico pode ser acionado quando a mulher verifica a presença do agressor e diante de uma ameaça aciona o botão para ser amparada pela GCM. Por GPS, a guardiã se desloca até a vítima para socorrê-la: “É um programa muito efetivo na cidade que ajuda muitas mulheres”, afirmou ela.

Texto: Cristina Gomes – MTB: 26.802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos/Secom Ferraz.

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado no dia 19 de agosto, a Secretaria de Assistência Social realizou nesta terça-feira a 1ª Mostra do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias (SAIAF), no salão da Igreja Nossa Senhora da Paz, na Vila Romanopolis.

A ação que foi aberta ao público tem como objetivo orientar sobre o tipo de serviço oferecido pelo SAIAF e responder dúvidas frequentes, como: Quem pode participar? Como ter acesso ao serviço? E quais são os direitos da pessoa em situação de rua?

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua foi instaurado em 4 de agosto deste ano para prestar homenagem às vítimas da chacina ocorrida na Praça da Sé em 19 de agosto de 2004, onde 7 pessoas foram mortas e 6 ficaram gravemente feridas.

O secretário de Assistência Social, Maros Rogério, relembrou esta data e relatou a importância de garantir os direitos da pessoa em situação de rua. “Todo cidadão tem o direito à moradia, acesso a programas sociais e um trabalho digno. Nós temos um serviço de acolhimento aqui no município que oferece vagas diárias de banho, pernoite e alimentação. Estamos trabalhando para, a cada dia, ampliar este atendimento”, relatou o secretário.
O objetivo do Serviço de Acolhimento é garantir proteção social de alta complexidade, oferecendo acolhimento provisório em um espaço seguro, com condições adequadas de moradia, higiene, alimentação e convivência. Mais do que um abrigo físico, o serviço atua como um ambiente de escuta qualificada, cuidado e fortalecimento de vínculos, apoiando a construção de novos projetos de vida e a superação das vulnerabilidades.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Vinicius Cavalcante/Secom Ferraz.

A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos fez um balanço do atendimento do programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis) 2025 que começou no último dia 15 de agosto e vai até 31 de outubro. Nos dois primeiros dias, mais de 600 contribuintes procuraram o setor de Negociação da Dívida Ativa para verificar os seus débitos e buscar o parcelamento. Para a edição deste ano, os descontos nas multas e juros são escalonados: 100% de desconto no pagamento à vista; pagamento em 12 parcelas, mensais e sucessivas, com 80% de desconto; pagamento em até 24 parcelas, com 60% de desconto na multa e nos juros incidentes sobre o débito; pagamento em até 36 parcelas, com 55% de desconto. A estimativa de negociação é de cerca de R$ 40 milhões, sendo R$ 12 milhões neste exercício.
O contribuinte que tem alguma dívida com a administração municipal poderá ir à Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, na rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis para ser orientado sobre como proceder com o parcelamento. Podem ser incluídos na negociação débitos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto Sobre Serviços (ISS); taxa de coleta de lixo, entre outros. Só não entra na negociação, as multas de trânsito. Os documentos necessários para a realização do parcelamento: (Para proprietário, compromissário ou possuidor do imóvel com o cadastro atualizado) – cópia simples do documento pessoal (RG/CPF ou CNH); – cópia simples do comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone fixo ou internet fixa); – espelho/carnê do IPTU. Para os demais casos, é necessário se informar na Secretaria de Fazenda. É necessário trazer as xerox dos documentos. O setor de Negociação de Dívida Ativa atende em horário comercial, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Texto: Cristina Gomes – MTB: 26.802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Vinícius Cavalcanti/Secom Ferraz.

As crianças da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Joracy Cruz, viveram um momento de muita alegria e diversão na última segunda-feira (18). O projeto “Escola Fora da Escola” levou os estudantes para conhecer o “Blue Beach Parque”, um parque aquático que fica localizado em Suzano.
O objetivo da ação é trazer mais interação e socialização, promovendo o desenvolvimento integral do aluno e enriquecendo a aprendizagem por meio de experiências concretas e divertidas.
Além de brincarem nas piscinas do parque, os alunos puderam passar por circuitos de aprendizagem com diferentes temáticas, como a área dos dinossauros, onde aprenderam um pouco sobre cada espécie, caçaram ovos e aprenderam sobre o respeito às diferenças, as formas de tratamento de água usadas no parque e o cuidado com a natureza. Os estudantes também receberam orientações com a equipe de bombeiros do parque sobre quais boias eram mais seguras e o cuidado ao entrar na piscina.
Este é um projeto chefiado pela diretora do Blue Beach Park e filha do patrono da escola, Milene, que premiou a unidade escolar com um quadro do patrono Dr. Joracy Cruz cedeu o parque para as 460 crianças da Emeb passarem o dia.
“Não é sempre que se tem uma oportunidade dessas, então eu quero aproveitar bastante e brincar em todos os brinquedos do parque”, relatou Isabelly, aluna da Emeb Joracy Cruz.
Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos/Secom Ferraz.

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos premiou 12 escolas que se destacaram no Índice de Excelência Educacional. O evento ocorreu no anfiteatro da prefeitura de Ferraz com a presença da prefeita Priscila Gambale.

A iniciativa ocorreu na última sexta-feira (15), com apresentações de dança realizadas pelas alunas de ginástica da Secretaria de Esportes e leitura de um poema, feito pelas alunas Aylla Sophie e Maria Valentina, da Emeb Antônio Bernardino Corrêa. A ação tem como objetivo incentivar o trabalho dos professores e gestores. Ao todo, nove escolas receberam a menção de agradecimento e 12 receberam a placa de escola destaque.

O Índice de Excelência Educacional é um indicador que avalia o desempenho das escolas e redes de ensino, medindo o progresso e a qualidade da aprendizagem, especialmente nos anos iniciais em que ele funciona. Como um termômetro, mostrando onde estamos e quais passos devemos dar para garantir que todas as crianças aprendam na idade certa.

Duas escolas se destacaram no processo de alfabetização esse ano, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Inês Batista Camilo Gurgel, com a maior nota, e a Emeb Thomas Rodrigues Alckmin, com o maior crescimento de 2023 para 2024.

A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, fez um relato sobre o aumento expressivo no número de alfabetizados no município: “Em 2023, a cidade alcançou 52,70% de crianças alfabetizadas no 2° ano do ensino fundamental, mas em 2024 esse número subiu para 65,07%. Este é um salto para a Educação, uma secretaria da qual eu me orgulho pelo excelente trabalho que vem realizando”, destacou.
“Os resultados positivos são frutos de um trabalho de muita dedicação da nossa equipe docente”, pontuou a secretária de Educação, Paula Trevizolli.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos/Secom Ferraz.

As 250 vagas oferecidas no programa Emprega Ferraz PAT, na última quinta-feira (14/08), foram disputadas por 257 interessados, sendo que 190 candidatos foram pré-aprovados para as vagas ofertadas em Ferraz de Vasconcelos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura. O balanço foi feito pela pasta, responsável pela seleção, cadastro e divulgação das vagas de três empresas participantes: Rossi Supermercados, Grupo Notre Dame e Rede D’Ór São Luiz. O maior número de aprovados foi da Rede D´Ór, sendo 64 na área de enfermagem e 61 no setor de operação. Já do Grupo Notre Dame foram 22 candidatos aprovados e para as vagas dos supermercados, o programa teve 43 aprovados.
Se você não conseguiu a sua tão almejada vaga não se preocupe, pois o Emprega Ferraz realiza sempre novas seleções e com ampla divulgação da Prefeitura de Ferraz. Em breve, novos processos seletivos serão realizados. Se você quiser fazer um cadastro para ser convocado para as próximas seleções, basta comparecer pessoalmente no programa que funciona no Centro de Integração da Cidadania (CIC), na Avenida Governador Jânio Quadros, 967, no Parque São Francisco. O telefone para mais informações é o (11) 9 4112-9178. (WhatsApp).

Texto: Cristina Gomes – MTB: 26.802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos/Secom Ferraz.

Trinta crianças da Vila Cristina, em Ferraz de Vasconcelos, vivenciaram uma tarde de encanto, cultura e diversão na última quinta-feira (14), durante uma visita à Fábrica de Cultura da Vila Curuçá, zona leste de São Paulo. A atividade, promovida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, teve como destaque o espetáculo teatral “Conta Maria”, uma contação de histórias que celebra com alegria a diversidade da cultura popular brasileira.
        Com entrada gratuita, o evento apresentou personagens lúdicos como um sapo forrozeiro, um saci sapeca e uma sereia encantada, que juntos conduziram as crianças por um universo mágico repleto de músicas, danças e brincadeiras típicas do folclore brasileiro.
        O objetivo da ação é integrar as comunidades, por meio da inclusão social, a arte e a cultura.  Vale salientar que para muitas das crianças, foi a primeira vez em um teatro profissional.
        O secretário da pasta, Carlos Alexandre, destacou a importância da visita: “nosso compromisso é garantir que as crianças das comunidades de Ferraz tenham oportunidades de conhecer e vivenciar a cultura em suas mais diversas formas. A arte transforma, amplia horizontes e fortalece o sentimento de pertencimento. Essa experiência que elas viveram hoje ficará marcada para sempre em suas memórias”, afirmou.
        A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas já planeja novas visitas a centros culturais da região, reafirmando o compromisso da atual gestão com políticas públicas inclusivas voltadas à infância e à valorização da cultura brasileira.
As crianças aprovaram a ideia e era nítido a expressão de felicidade no rosto ao saírem do espetáculo, bem como a reprodução de algumas e momentos marcantes que eles presenciaram na peça teatral.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.

Quem nunca se divertiu com vários jogos de todos os tipos durante a infância? Esta prática não é de agora. A Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (14) a 1° edição do Festival Mancala Awelé, na Escola Municipal de Educação Básica, Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio.

O objetivo do jogo é desenvolver o raciocínio lógico das crianças, a capacidade de concentração promovendo um meio de socialização, aprendizado e transmissão de conhecimentos.

A Mancala é um dos jogos mais antigos do mundo, com versões que datam de mais de três mil anos e tem a sua origem na África Ocidental. Ele é parte de uma longa tradição de jogos que envolvem a contagem e a estratégia.

Ao todo 16 unidades escolares participaram da ação com 128 alunos. O jogo tem três rodadas de 15 minutos em duas categorias de 2° e 3° ano e de 4° e 5° ano.

“Este jogo reporta toda a cultura de um povo. Os nossos alunos estão super empolgados e os professores estão acompanhando. A Secretaria de Educação está sempre tentando trazer coisas novas que ajudem no desenvolvimento dos alunos e também seja divertido no processo de aprendizagem”, pontuou a secretária de Educação, Paula Trevizolli.

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Vinicius Cavalcante/Secom Ferraz.

Nossas secretarias

Veja as ações realizadas

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812

Ir para o conteúdo