Secretaria de Esporte e lazer

esporte

José Batista de Souza

José Batista de Souza é empresário, residente na cidade de Ferraz de Vasconcelos, estado de São Paulo. Casado e com forte ligação com a comunidade local, ele possui uma trajetória profissional marcada pelo serviço público e empreendedorismo.

 

Formado em Gestão Pública, José Batista iniciou sua carreira na DERSA, onde adquiriu experiência em projetos e gestão de infraestrutura. Ao longo de sua trajetória, também atuou como assessor parlamentar, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas voltadas ao bem-estar da população.

 

Com seu comprometimento com o esporte e a juventude, exerceu os cargos de coordenador de Esporte e, posteriormente, secretário de Esporte em Ferraz de Vasconcelos, onde implementou ações que incentivaram a prática esportiva como instrumento de inclusão social.

 

Sua experiência profissional, aliada ao seu compromisso com a comunidade, reflete sua busca por contribuir para o desenvolvimento e crescimento do esporte ferrazense em todos os âmbitos.

 

José Batista de Souza é brasileiro, casado e morador de Ferraz de Vasconcelos. Trabalhou na DMA BA, foi Assessor Parlamentar, Coordenador de Esporte, Secretário de Esporte, Membro da lari e atualmente Empresário na cidade.

Missão

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer tem como função promover e apoiar as práticas esportivas com a comunidade, além de executar programas de esporte amador e desenvolver programas esportivos em Ferraz de Vasconcelos. A pasta tem como missão também organizar e executar eventos esportivos e recreativos e promover, com regularidade, a execução de programas recreativos e de lazer, ambas as ações para a população. Administrar praças de esportes e unidades educacionais desportivas e supervisionar, administrar e fiscalizar os centros desportivos do município são competências da Secretaria. Presta também assistência à formação de associações comunitárias com fins esportivos, de lazer e de recreação. Visando desenvolver programas voltados ao esporte, lazer e recreação em Ferraz de Vasconcelos, a pasta de Juventude, Esporte e Lazer atua em conjunto com as demais secretarias.

Unidades de Esporte e Lazer

Confira os endereços e telefones das unidades.

Notícias recentes

Os jogos fazem parte da XXI Olimpíada Estudantil

 

Cada peça movimentada é um suor que escorre pelo rosto dos participantes. Quem já jogou dama sabe que uma jogada mal pensada pode colocar tudo a perder; por isso, a tensão tomou conta da quadra da escola Eduki, na Rua Caraguatatuba, 81 – Jardim São João, nesta terça-feira (15).
O jogo é organizado por grupos. Três mesas jogam, sendo que, em cada uma delas, o ganhador leva pontos diferentes: na primeira mesa, a escola ganhadora soma quatro pontos; já a segunda e a terceira mesas valem três pontos cada, totalizando 10 pontos.

Pela manhã ocorreram as disputas do feminino em todas as categorias. Na categoria “C” a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Sebastião levou a melhor, ficando em primeiro lugar, seguida da Emeb Maria Margarida em segundo e Luciano Poletti em terceiro.

Na categoria, “A” a Escola Estadual Tácito levou a medalha de ouro, com a Emeb Maria Inês recebendo a medalha de prata e a de bronze ficando com o Andrade.

A disputa pelo primeiro lugar da categoria “B” foi acirrada; o Núcleo Educacional Ferrazense (NEF) venceu a disputa da primeira mesa, somando quatro pontos. Já na segunda mesa, a Escola Estadual Justino levou a melhor; a responsabilidade ficou com as duas últimas jogadoras. Nesse momento, uma peça contava muito. Após muita tensão, a jogadora do NEF levou a melhor, tornando a escola tetracampeã nas damas.

A XXI Olimpíada Estudantil reforça o compromisso do município com a valorização do esporte no ambiente escolar, promovendo integração, disciplina, respeito, convivência e incentivo à prática esportiva entre os estudantes.

 

Sobre as categorias:

 

A competição é dividida em quatro categorias: A, para crianças de 12 a 15 anos; B, de 16 a 18 anos; C, de 6 a 11 anos; e D, para professores.

 

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SecomFv
Fotos: Rafael Vieira

As modalidades de voleibol, futsal e queimada fizeram a torcida gritar alto  em Ferraz de Vasconcelos

 

Quando se fala em Olimpíadas Estudantis, de longe já se sente aquele espírito competitivo no ar. Os atletas entram em quadra com gana de vencer. Os jogos da XXI Olimpíada Estudantil começaram no último sábado (12) com as competições do futsal, mas o embate iniciou para valer mesmo nesta segunda-feira (14).

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Primorosa Jorge do Nascimento recebeu as competições de futsal, masculino e feminino, na categoria C; para atletas de 06 a 11 anos, e vôlei, masculino na categoria B; alunos de 16 a 18 anos. A Emeb Maria Inês pegou fogo na modalidade queimada, na categoria C, masculino e feminino.

De longe já podíamos escutar os gritos da torcida que veio especialmente para assistir aos jogos de vôlei no colégio Eduki. Os times vieram com vontade de vencer, pois o embate foi acirrado em todos os jogos.

No período da manhã, o ginásio Paulo José da Cruz (Paulão) colocou a bola para rolar no futsal com os alunos da categoria B; mas a tarde, foi a vez de trocar os pés pelas mãos e deixar os alunos da categoria A entrarem em campo com o handebol.

Os jogos permanecem ocorrendo de segunda a sábado até o dia 26 de setembro e pretende movimentar mais de 25 mil jovens direta e indiretamente.

Cerimônia marca o início de uma das principais competições esportivas do calendário escolar do município e reúne estudantes em torno do esporte, da integração e do espírito de equipe

 

O espírito esportivo tomou conta de Ferraz de Vasconcelos nesta sexta-feira (11), com a abertura oficial da XXI Olimpíada Estudantil de Ferraz de Vasconcelos 2026. Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o evento pretende envolver 25 mil estudantes de 31 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, dando início a uma nova edição da competição estudantil.

A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Municipal “Paulão”, com a participação de autoridades, delegações das escolas, alunos e atletas. A programação inclui a entrada das delegações, entrada das bandeiras de São Paulo, do Brasil e de Ferraz de Vasconcelos e execução dos hinos Nacional e Ferrazense.

A cerimônia contou ainda com apresentações de cheerleaders do Colégio Eduki, ginástica rítmica e taekwondo, com atletas que representam ou já representaram o município em importantes competições.

Um dos momentos de destaque foi o tradicional revezamento da Tocha Olímpica e o acender da Pira Olímpica, símbolo máximo da Olimpíada Estudantil. A tocha foi conduzida por atletas ferrazenses, entre eles Wender Júnior, destaque no jiu-jitsu, e Thamiris Guerra, campeã dos Jogos Regionais de 2026 e representante de Ferraz nos Jogos Abertos.

A abertura também contou com o Juramento do Atleta e o pronunciamento da prefeita Priscila Gambale, que marca oficialmente o início da competição com a declaração: “Declaro aberta a 21ª Olimpíada Estudantil de Ferraz de Vasconcelos!”

A XXI Olimpíada Estudantil reforça o compromisso do município com a valorização do esporte no ambiente escolar, promovendo integração, disciplina, respeito, convivência e incentivo à prática esportiva entre os estudantes.

As competições terão início no sábado, dia (12), com a modalidade de futsal; domingo não haverá jogo, com os embates ocorrendo segunda-feira em diversas modalidades.

 

Fotos: Camille Melo

Programação gratuita terá diversas opções de diversão para as crianças

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoverá no próximo sábado (15) mais uma edição do programa Caravana do Lazer. Desta vez, a diversão tomará conta da Rua João de Deus Moraes, na Vila Margarida, com atividades gratuitas das 10h às 14h.

Com a proposta de levar recreação, brincadeiras e entretenimento para diversas regiões do município, o Caravana do Lazer promove momentos de convivência e alegria para toda a população, com foco especial ao público infantojuvenil.

Entre as atrações da programação, estão brinquedos infláveis, cama elástica, futebol de sabão, xadrez gigante, amarelinha gigante e muitos outros. As crianças também poderão aproveitar pipoca e lanches gratuitos durante a ocasião.

A iniciativa integra as ações da Secretaria de Esporte e Lazer para aproximar as atividades esportivas e recreativas dos bairros, proporcionando às famílias momentos de lazer e integração.

Texto: Estagiária Emilly Dantas sob supervisão da jornalista Amanda Morais – MTB: 98.421/SecomFv
Foto: Camille Melo e Vinicius Cavalcante

Proporcionada pela Secretaria de Esporte e Lazer, a oficina ocorre todas as segundas e quartas-feiras

A Secretaria de Esportes e Lazer oferece todas as segundas e quartas-feiras, no ginásio municipal Paulo José da Cruz (Paulão) na Rua Maria José Alves, 19, Jardim Julio de Carvalho, uma aula de ginástica especial para a melhor idade, das 8h às 9h.

O objetivo da ação é desenvolver o bem-estar e o acolhimento do público 60+, promovendo saúde mental, física e emocional.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, José Batista, as atividades ajudam os alunos a fortalecerem os músculos e criar independência.

“Todos os participantes da aula sentem uma grande diferença na disposição e força na hora de realizar as atividades diárias. Trazer essas atividades que ajudam a combater doenças e influenciam na ressocialização é muito importante para todos nós”, pontuou.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos oferece diversas outras atividades esportivas e culturais voltadas para este público, tanto disponibilizadas pela Secretaria de Esportes quanto pela Secretaria de Cultura e Turismo, como: aulão de funcional, crochê, macramê, vôlei adaptado e muitos mais.

Evento que é itinerante ocorrerá neste sábado (25) com diversas atividades esportivas para a criançada 

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizará mais uma edição do programa Caravana do Lazer neste sábado (25). O evento, que é itinerante, desta vez ocorrerá na quadra da Nove de Julho, na Rua Nove de Julho, 160, Vila Romanópolis, das 10h às 14h.

A Caravana do Lazer tem como principal objetivo aproximar os serviços públicos da população e fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio do esporte e do entretenimento.  O programa oferece diversas atividades esportivas para pessoas de diferentes idades, mas com o foco no público infanto-juvenil.

Entre as atividades recreativas estão: brinquedos infláveis, cama elástica, futebol de sabão, xadrez gigante, dominó gigante, jogo da velha gigante, amarelinha gigante, boliche gigante, corrida de tartaruga gigante, além de pipoca e lanche gratuito para a criançada.

Segundo o secretário de Esportes, José Batista, o projeto está sendo um grande sucesso e levar a cultura esportiva para os bairros da cidade é um dos objetivos da Secretaria de Esportes.

“Estamos felizes com os resultados que o programa vem alcançando. Aproximar a cultura esportiva da população é um esforço sempre mútuo da equipe. Estamos com expectativas positivas de que a Nove de Julho receberá alegremente todas as atividades recreativas”, pontuou.

 

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SecomFv
Fotos: Vinicius Cavalcante

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812