Atualizações de: Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas

Iniciativa promoveu lazer, aprendizado e fortalecimento de vínculos comunitários

 

A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas realizou, nesta sexta-feira (8), uma visita educativa ao Zoológico de Guarulhos com crianças e adolescentes da Comunidade Coxo Bandeirantes. Esta ação atendeu crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e teve como principal objetivo proporcionar uma experiência de lazer aliada ao aprendizado e à integração social.

Durante a atividade, as crianças e adolescentes tiveram contato com diferentes espécies de animais e receberam orientações sobre preservação ambiental e respeito à natureza. A iniciativa também possibilitou aos participantes vivenciarem uma experiência cultural e educativa fora da rotina da comunidade, contribuindo para a ampliação do conhecimento e do convívio social.

Além disto, a visita integrou as ações desenvolvidas pela Secretaria voltadas à inclusão social e ao fortalecimento dos vínculos comunitários, promovendo oportunidades que colaboram diretamente para o desenvolvimento social, pessoal e educacional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a proposta da atividade foi oferecer mais do que um momento de lazer. “Essa iniciativa proporcionou aprendizado, convivência e cidadania. Nosso objetivo foi garantir que essas crianças tivessem acesso a experiências que ampliassem horizontes e contribuíssem para o desenvolvimento social e pessoal de cada uma delas”, destacou.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Camille Melo / Secom FV

Arrecadação segue até 10 de maio, com meta de ultrapassar 1 tonelada de doações

 

Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas realizou a doação de 30 quilos de gelatina à Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), localizada na Rua Santa Marcelina, 185A – Itaquera, SP, a qual atende crianças em tratamento contra o câncer. A iniciativa integra uma campanha solidária coordenada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, com o objetivo de mobilizar a população para ampliar o volume de arrecadações.

A escolha da gelatina como item principal da campanha se deve às suas propriedades nutricionais e à fácil digestão, sendo um alimento indicado para pacientes em tratamento oncológico. Além de contribuir para a hidratação, o produto auxilia na ingestão de proteínas e colágeno, favorecendo o bem-estar das crianças assistidas.

A ação conjunta entre as secretarias reforça o compromisso da administração municipal com iniciativas de caráter social e humanitário. A proposta é engajar a sociedade em uma corrente de solidariedade capaz de impactar diretamente a vida de famílias que enfrentam o câncer infantil.

O secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, ressaltou a importância da participação popular na campanha. “Essa mobilização mostra a força da união entre o poder público e a população. Cada doação representa um gesto de cuidado e solidariedade com crianças em tratamento que precisam desse apoio. Nosso objetivo é ampliar esse alcance e sensibilizar cada vez mais pessoas a contribuírem”, afirmou.

As doações podem ser feitas até o dia 10 de maio e devem ser entregues diretamente na Secretaria de Trânsito, na Rua Floriano Peixoto, 501, na Vila Romanópolis. A meta estabelecida é ambiciosa: arrecadar mais de 1 tonelada de gelatina nos próximos dias, fortalecendo o suporte ao projeto TUCA e ampliando o atendimento às crianças beneficiadas.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Encontro no Loteamento Antônio Silvestre Leite detalhou o Cadastro Social e os próximos passos do processo

 

A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas de Ferraz de Vasconcelos promoveu, nesta sexta-feira (24), uma reunião informativa com os moradores do núcleo Loteamento Antônio Silvestre Leite, localizado no bairro Tanquinho. O encontro foi realizado na própria Rua Antônio Silvestre Leite e reuniu famílias interessadas em avançar no processo de regularização fundiária.

Esta iniciativa teve como foco esclarecer dúvidas e apresentar, de forma didática, as etapas necessárias para a regularização dos imóveis, procedimento essencial para garantir a titularidade e a segurança jurídica das moradias. Durante a reunião, a equipe técnica detalhou o funcionamento do Cadastro Social, etapa fundamental do processo, além de orientar sobre a documentação exigida e a forma como será conduzido o atendimento aos moradores.

O Cadastro Social consiste no levantamento de informações e documentos das famílias residentes, permitindo à Administração Municipal estruturar o processo de regularização e viabilizar, futuramente, a emissão dos títulos de propriedade. A medida representa um avanço significativo na promoção da segurança jurídica, assegurando às famílias o direito formal sobre seus imóveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a população. “A regularização fundiária é um direito das famílias e uma prioridade da nossa gestão. Estamos trabalhando para garantir que cada morador tenha em mãos o documento do seu imóvel, trazendo mais segurança, dignidade e tranquilidade para todos”, afirmou.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Vinicius Cavalcante / Secom FV

Iniciativa promove lazer, aprendizado e integração social para crianças e adolescentes

 

A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, promoverá no próximo dia 08 de maio uma visita ao Zoológico de Guarulhos com crianças e adolescentes da Comunidade Coxo Bandeirantes.

Esta ação é voltada ao público de 6 a 14 anos e tem como proposta aliar lazer e educação, proporcionando aos participantes o contato direto com a natureza e o aprendizado sobre preservação ambiental. A atividade também busca ampliar o repertório cultural dos jovens atendidos, por meio de uma experiência fora do ambiente cotidiano.

Além de integrar um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria com foco na inclusão social, também ocorre um fortalecimento dos vínculos comunitários, promovendo oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Domingos Alexandre da Silva, a proposta vai além do passeio. “Essa é uma ação que une aprendizado, convivência e cidadania. Nosso objetivo é garantir que essas crianças tenham acesso a experiências que ampliem horizontes e contribuam para a formação social e pessoal de cada uma delas”, afirmou.

A expectativa é de que a visita proporcione momentos de interação, conhecimento e bem-estar, reforçando o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à promoção da qualidade de vida e ao desenvolvimento social nas comunidades.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Encontro orienta famílias sobre Cadastro Social e próximos passos do processo

 

A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas realizará, no próximo dia 24 de abril, a partir das 10 horas, uma reunião informativa com os moradores do núcleo Loteamento Antônio Silvestre Leite. O encontro ocorrerá na própria Rua Antônio Silvestre Leite, no bairro Tanquinho.

Esta ação tem como objetivo orientar as famílias sobre o processo de regularização fundiária, etapa fundamental para garantir a titularidade dos imóveis. Durante a reunião, serão apresentadas informações sobre o Cadastro Social, sua finalidade, os documentos necessários e como será realizado o atendimento aos moradores.

O Cadastro Social é uma fase essencial do processo, pois permite à Administração Municipal reunir dados e documentos indispensáveis para a futura emissão da documentação dos imóveis em nome dos moradores, assegurando mais segurança jurídica e tranquilidade às famílias beneficiadas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a participação dos moradores é determinante para o avanço das ações. “Esse é um trabalho construído em conjunto com a comunidade. A reunião é um momento importante para esclarecer dúvidas e garantir que todos compreendam como o Cadastro Social contribui para a regularização dos imóveis e para a segurança das famílias”, destacou.

 

Texto: Estagiária Emilly Dantas sob a supervisão do jornalista João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Vinicius Cavalcante / Secom FV

Iniciativa da Prefeitura em parceria com o Consórcio 6A Sabesp já garante alimentos frescos e fortalece o engajamento dos moradores

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos registrou, na última terça-feira (31), um marco importante para a comunidade do Jardim Soeiro: a primeira colheita de vegetais da horta comunitária implantada no bairro. O momento simboliza a consolidação de um projeto voltado à segurança alimentar e ao fortalecimento do trabalho coletivo, com resultados já perceptíveis para os moradores.

Realizada no espaço do Instituto Recreativo Vunji, na Rua da Bênção, nº 39, a iniciativa começou a transformar a realidade local ao garantir o acesso a alimentos frescos e saudáveis. Nesta etapa inicial, foram colhidas mudas de alface e couve, culturas escolhidas por seu rápido desenvolvimento e ampla utilização na alimentação cotidiana das famílias.

A implantação da horta é resultado de uma parceria com o Consórcio 6A da Sabesp, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas. O projeto foi estruturado a partir de um trabalho prévio de escuta e mapeamento realizado pela pasta, que identificou forte engajamento da população local, fator decisivo para a viabilidade e continuidade da ação.

A condução das atividades está sob a responsabilidade da moradora Vânia, que, junto a outros participantes, tem atuado diretamente no plantio, manutenção e colheita dos alimentos, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.

“O projeto não é apenas sobre plantar, mas sobre construir com a comunidade. A participação dos moradores e das lideranças locais é o que garante a continuidade e os resultados da horta”, destacou o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Encontro realizado na manhã desta sexta-feira (28) estabeleceu diretrizes para a escolha dos representantes do CMH no biênio 2026-2027

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma assembleia pública para definir as regras que irão conduzir o processo eleitoral do Conselho Municipal de Habitação (CMH) para o biênio 2026-2027. O encontro ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Vila Ana Maria, e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil.

A assembleia teve como principal objetivo organizar e garantir transparência ao processo de escolha dos futuros conselheiros, estabelecendo critérios e diretrizes que assegurem ampla participação popular. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a gestão democrática e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à habitação.

Instituído pela Lei nº 3.641, de 17 de dezembro de 2025, o Conselho Municipal de Habitação é um órgão permanente, com atribuições deliberativas, consultivas e fiscalizadoras. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, o colegiado exerce papel estratégico na formulação, no acompanhamento e na avaliação das ações habitacionais no município.

Entre as principais frentes de atuação do CMH está a promoção do acesso à moradia digna, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. O conselho também atua no estímulo à participação popular, no incentivo à autogestão e na busca por soluções inovadoras que integrem habitação, infraestrutura urbana e serviços essenciais.

Além disso, caberá ao colegiado analisar projetos habitacionais de interesse social, acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Habitação (FMH) e contribuir com iniciativas como regularização fundiária, urbanização de áreas precárias e requalificação de espaços urbanos.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Domingos Alexandre da Silva, a composição do conselho será paritária, com 12 membros, sendo metade indicada pelo poder público e metade pela sociedade civil. O mandato terá duração de dois anos, com possibilidade de recondução, e a presidência será ocupada por um representante da sociedade civil, eleito na primeira reunião ordinária do colegiado.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Camile Mello / Secom FV

Reunião aberta ao público ocorre no dia 27 de março, às 10h, na sede da OAB, e estabelecerá as diretrizes do processo eleitoral do CMH

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realiza, na próxima sexta-feira (27), às 10 horas, uma assembleia voltada à definição das normas que irão conduzir a eleição dos integrantes do Conselho Municipal de Habitação (CMH) para o biênio 2026-2027. O encontro será sediado na unidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1646, na Vila Ana Maria, e contará com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil.

Criado pela Lei nº 3.641, de 17 de dezembro de 2025, o CMH é um órgão estratégico para o fortalecimento da política habitacional local. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, o conselho tem caráter permanente e atua de forma deliberativa, consultiva e fiscalizadora, contribuindo diretamente para a formulação, acompanhamento e avaliação das ações do setor.

A atuação do colegiado é voltada, principalmente, à garantia do direito à moradia digna, com prioridade para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Entre os eixos que orientam suas ações incluem-se a descentralização das decisões, o estímulo à participação popular, o incentivo à autogestão e a busca por soluções inovadoras na produção habitacional, sempre integradas à infraestrutura urbana e aos serviços essenciais.

Além de propor diretrizes para a política municipal de habitação, o conselho também será responsável por analisar projetos habitacionais de interesse social, acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Habitação (FMH) e apoiar iniciativas como regularização fundiária, urbanização de áreas precárias e recuperação de espaços degradados.

Segundo o secretário da pasta, Carlos Domingos Alexandre da Silva, a composição do CMH será paritária, com 12 membros, sendo metade indicada pelo poder público e metade pela sociedade civil. O mandato terá duração de dois anos, com possibilidade de recondução. A presidência do colegiado será ocupada por um representante da sociedade civil, escolhido na primeira reunião ordinária.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Camile Mello / Secom FV

Material reúne iniciativas que contribuíram para o destaque do município no Prêmio Periferia Viva 2025

 

A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas de Ferraz de Vasconcelos apresentou, na última sexta-feira (13), as boas práticas do município durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O encontro reuniu representantes de cidades da região com o objetivo de promover a troca de experiências e fortalecer políticas públicas voltadas às comunidades.

O documento sistematiza ações desenvolvidas pela pasta em parceria com o Departamento de Relações Comunitárias e a Diretoria de Projetos, evidenciando iniciativas que têm contribuído para o fortalecimento das periferias no município. Entre os destaques está o programa Emprega Favela, que promove a conexão entre empresas e moradores das comunidades, ampliando o acesso a oportunidades de trabalho, além de oferecer orientação e capacitação para processos seletivos.

Este material também contempla projetos culturais e educativos voltados à inclusão social, com foco na ampliação de oportunidades para crianças e jovens. Na área habitacional, o material destaca ações de urbanização e regularização fundiária, que têm garantido mais segurança jurídica às famílias e melhorias nas condições de infraestrutura das localidades atendidas.

Como resultado desse conjunto de políticas públicas, Ferraz de Vasconcelos conquistou o sexto lugar entre mais de cinco mil municípios participantes do Prêmio Periferia Viva 2025, consolidando-se como referência regional em iniciativas voltadas ao desenvolvimento comunitário.

Para o secretário da pasta, Carlos Alexandre Domingos da Silva, o reconhecimento reforça o compromisso da gestão com a transformação social. “Esse resultado evidencia que estamos avançando de forma consistente na implementação de políticas públicas voltadas às comunidades”, afirmou.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Reconhecimento do Ministério das Cidades destaca políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das periferias do município

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos conquistou o 6º lugar no ranking nacional do Prêmio Periferia Viva 2025, iniciativa promovida pelo Ministério das Cidades que reconhece experiências e políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida em territórios periféricos. O resultado evidencia o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, responsável por iniciativas que integram ações sociais, urbanas e comunitárias nas favelas e comunidades do município.

Realizado pela Secretaria Nacional de Periferias, o Prêmio Periferia Viva tem como objetivo reconhecer, valorizar e fortalecer iniciativas que enfrentam desigualdades socioespaciais e promovem o desenvolvimento dos territórios periféricos. Em sua terceira edição, a premiação reúne propostas de todo o país nas categorias voltadas a iniciativas populares, assessorias técnicas e ações desenvolvidas por entes públicos governamentais.

A candidatura de Ferraz de Vasconcelos destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, considerada pioneira por atuar de forma específica na formulação e execução de políticas públicas voltadas às comunidades. A secretaria desenvolve ações que buscam ampliar o acesso à cidadania e reduzir desigualdades urbanas, promovendo a integração das periferias à cidade por meio de iniciativas nas áreas de habitação, saúde, educação e geração de oportunidades.

Entre os projetos apresentados está o Emprega Favela, que levou empresas diretamente para dentro das comunidades e disponibilizou mais de 400 vagas de emprego para moradores, além de oferecer apoio psicológico para entrevistas e cursos gratuitos em parceria com organizações sociais. Também foram destacadas ações culturais e educativas voltadas ao protagonismo comunitário, além de atividades que proporcionam novas experiências a crianças e jovens moradores das periferias.

A atuação da secretaria também inclui ações de gestão de risco, promoção da saúde e políticas habitacionais, com destaque para iniciativas de urbanização e regularização fundiária. Mais de 6 mil famílias já foram beneficiadas com a regularização de imóveis, garantindo segurança jurídica e valorização do patrimônio das comunidades, além de melhorias em infraestrutura como pavimentação, iluminação pública e saneamento básico.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, o reconhecimento nacional reforça a importância de políticas públicas voltadas às periferias. “Esse reconhecimento mostra que as políticas públicas construídas em diálogo com as comunidades geram resultados concretos. Nosso objetivo é continuar ampliando ações que promovam dignidade, oportunidades e desenvolvimento para as famílias que vivem nas periferias de Ferraz”, destacou o secretário.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Lívia Takada / Secom FV

Município já entregou 423 matrículas em 2025 e mantém mais de 750 em andamento, além de novas áreas em fase de contratação e estudo

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos segue avançando de forma histórica na política de Regularização Fundiária no município. Em 2025, foram entregues as matrículas dos núcleos Jardim Deise I e Jardim das Flores, totalizando 423 documentos, sendo 134 no primeiro e 289 no segundo.

A iniciativa garante segurança jurídica às famílias beneficiadas, que passam a ter oficialmente a propriedade de seus imóveis registrada em cartório, além de possibilitar acesso a financiamentos, valorização do patrimônio e mais dignidade.

Atualmente, encontram-se em andamento os processos de regularização dos núcleos Sítio Paredão (25 lotes), Jardim Messina (96 lotes), Jardim João Canzi (48 lotes), Conjunto Meridional de Ferraz de Vasconcelos (320 apartamentos), Vila Romanópolis (31 lotes), Loteamento Baxmann (84 lotes – a definir), Vila São Paulo III (41 lotes), Jardim José Maria Claro (48 lotes) e Loteamento Antônio Silvestre Leite (59 lotes), totalizando aproximadamente 752 matrículas em processo de regularização.

Além disso, a Prefeitura está contratando a Regularização Fundiária dos núcleos Vila Jamil, com cerca de 458 lotes, e Jardim Figueiredo, com aproximadamente 106 lotes. O município também já iniciou estudo técnico para contratação de mais dois núcleos que, juntos, somam mais de 100 lotes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, o trabalho reforça o compromisso da gestão com a inclusão social e o direito à moradia. “Regularizar é garantir dignidade, segurança e futuro para as famílias. Cada matrícula entregue representa a realização de um sonho antigo dos moradores. Nosso compromisso é continuar avançando, ampliando o alcance da Regularização Fundiária e promovendo desenvolvimento urbano com responsabilidade social”, destacou.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Camille Melo / Secom FV

Iniciativa garantiu transporte, alimentação e acesso gratuito a espetáculo teatral infantil

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoveu, na última quarta-feira (25), uma vivência cultural com crianças moradoras do Jardim Soeiro e Favela dos Sonhos. A atividade foi realizada na Fábrica de Cultura 4.0, na Vila Curuçá, onde os participantes assistiram ao espetáculo teatral “Espantalho — Uma História de Oz”, produção voltada ao público infantil e inspirada no consagrado universo de Oz.

Esta iniciativa integrou o conjunto de ações estruturadas pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, com o propósito de ampliar o acesso de crianças em situação de vulnerabilidade social a bens culturais, experiências formativas e atividades de lazer.

A seleção dos participantes ocorreu por meio de associações comunitárias que atuam diretamente nos territórios e acompanham as famílias cadastradas. A organização contou com a parceria do Instituto Recreativo Vunji, que colaborou na mobilização e no acompanhamento das crianças ao longo da programação.

Para assegurar conforto e segurança, a administração municipal disponibilizou transporte, alimentação e suporte técnico integral durante toda a atividade. A equipe da Secretaria foi responsável pela coordenação logística e pelo acompanhamento do grupo.

A ação integrou um calendário permanente de iniciativas voltadas às comunidades atendidas, que já incluiu visitas a museus, equipamentos culturais e eventos esportivos na região.

Para o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, o projeto contribuiu diretamente para a formação social e cultural dos participantes. “Nosso objetivo é ampliar horizontes e garantir que as crianças das comunidades tenham acesso à cultura, ao lazer e a novas experiências. Esses passeios ajudam a afastar, ainda que por algumas horas, os jovens de contextos de vulnerabilidade e mostram que eles podem ocupar todos os espaços da cidade. A Prefeitura oferece o suporte necessário para que essas ações aconteçam com segurança e continuidade”, destacou.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Camille Melo / Secom FV

Município integra debate nacional sobre políticas públicas urbanas e contribui com propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está sendo representada na 6ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília entre os dias 24 e 27, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento reúne delegados e delegadas de todas as regiões do país para discutir propostas que irão orientar o desenvolvimento urbano brasileiro nos próximos anos.

Organizada pelo Conselho das Cidades, órgão colegiado integrante do Ministério das Cidades, a conferência marca a retomada do principal fórum nacional de participação social voltado à construção de políticas públicas urbanas. Após uma década sem realização, o encontro volta a promover o diálogo entre poder público, sociedade civil, movimentos sociais, setor empresarial e especialistas.

Durante os quatro dias de programação, são debatidos temas centrais para os municípios brasileiros, como habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, desenvolvimento das periferias, sustentabilidade, enfrentamento às mudanças climáticas, transformações digitais, segurança cidadã e controle social. As discussões estão organizadas em oito salas temáticas, onde serão consolidadas propostas que irão subsidiar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

O município integra o processo nacional que já mobilizou mais de 1,8 mil cidades, além dos 26 estados e do Distrito Federal, consolidando contribuições da sociedade para a formulação de diretrizes que orientarão ações federais, estaduais e municipais.

Ao final da conferência, as deliberações serão reunidas em um documento oficial que servirá de base para a implementação da PNDU nos próximos anos, fortalecendo o pacto federativo e ampliando a participação social nas decisões que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Encontro será realizado no dia 28 de fevereiro, às 10 horas, na OAB de Ferraz de Vasconcelos, para definição das regras que nortearão o processo eleitoral do CMH

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoverá, no próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 10 horas, a Assembleia para definição das regras da eleição dos membros do Conselho Municipal de Habitação (CMH), referente ao biênio 2026-2027. O encontro será realizado na sede da OAB de Ferraz de Vasconcelos, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1646, Vila Ana Maria.

Instituído por meio da Lei nº 3.641, de 17 de dezembro de 2025, o Conselho Municipal de Habitação é um órgão colegiado responsável por fortalecer, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas habitacionais no município. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, o CMH possui caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador.

O Conselho tem como principal objetivo implementar políticas habitacionais que priorizem a população de menor renda e famílias em situação de vulnerabilidade social. Entre seus princípios estão a promoção da autogestão como instrumento de melhoria da qualidade de vida, a descentralização das decisões, o incentivo a novas tecnologias e formas alternativas de produção habitacional e a integração dos projetos com investimentos em infraestrutura e serviços urbanos.

Entre as atribuições do CMH estão a proposição de diretrizes para a política municipal de habitação, a manifestação sobre programas e projetos habitacionais de interesse social, a análise de projetos de parcelamento do solo e implantação de conjuntos habitacionais, além do acompanhamento e fiscalização dos recursos do Fundo Municipal de Habitação (FMH). O colegiado também poderá convocar a Conferência Municipal de Habitação e fomentar programas de reurbanização de favelas, regularização fundiária, autoconstrução, loteamentos populares e recuperação de áreas degradadas.

“O Conselho será composto por 12 integrantes, sendo seis representantes do Poder Público Municipal e seis representantes da sociedade civil organizada. O mandato será de dois anos, permitida uma recondução, e a presidência será exercida por um membro da sociedade civil, eleito na primeira reunião ordinária”, destacou o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Domingos Alexandre da Silva.

As reuniões do CMH serão públicas e realizadas mensalmente, com ampla divulgação, garantindo transparência e participação popular.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Implantação no Instituto Recreativo Vunji vai beneficiar moradores com alimentos frescos e incentivo ao trabalho comunitário.

 

Foi iniciada uma nova ação de horta comunitária no Jardim Soeiro, com foco na segurança alimentar e no fortalecimento do envolvimento da comunidade. O projeto é realizado em parceria com o Consórcio 6A da Sabesp, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas.

A iniciativa foi definida após mapeamento e diálogo com moradores, conduzidos pela Secretaria de Favelas, que identificou forte participação local, ponto considerado fundamental para o sucesso e a continuidade da horta.

O plantio será feito no espaço do Instituto Recreativo Vunji, localizado na Rua da Bênção, nº 39 – Jardim Soeiro, em Ferraz de Vasconcelos. A coordenação dos cuidados ficará sob responsabilidade da senhora Vânia, com participantes da comunidade.

Nesta etapa, serão cultivadas mudas de alface e couve, escolhidas por terem crescimento rápido e grande uso na alimentação diária, ajudando a garantir acesso a alimentos frescos e saudáveis.

A proposta é ampliar o engajamento dos moradores, estimular a autonomia alimentar e levar o modelo de horta comunitária para outras regiões da cidade.

“O projeto não é apenas sobre plantar, mas sobre construir com a comunidade. A participação dos moradores e das lideranças locais é o que garante a continuidade e os resultados da horta”, destacou o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Vinicius Cavalcante / Secom FV

Iniciativa em parceria com o Instituto Recreativo Vunji garante transporte, alimentação e acesso gratuito a espetáculo teatral

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizará, no próximo dia 25 de fevereiro, a partir das 10 horas, um passeio cultural com crianças moradoras do Jardim Soeiro e da Favela dos Sonhos. A atividade será realizada na Fábrica de Cultura 4.0 de Vila Curuçá, localizada na Rua Pedra Dourada, nº 65, no Jardim Robrú, onde o grupo assistirá ao espetáculo teatral gratuito “Espantalho — Uma História de Oz”, inspirado no clássico universo de Oz e voltado ao público infantil.

Esta ação integra a política de fortalecimento comunitário desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, com foco na ampliação do acesso à cultura, ao lazer e a experiências educativas para crianças em situação de vulnerabilidade social.

A seleção dos participantes é feita prioritariamente entre crianças a partir de 7 anos que vivem nas comunidades atendidas, por meio de associações locais que já realizam trabalho social e mantêm cadastro das famílias. Nesta edição, a organização ocorre em parceria com o Instituto Recreativo Vunji, presidido por Vânia, que acompanha diretamente as crianças do território e auxilia na mobilização das famílias.

Além da articulação com a entidade parceira, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas também dará suporte operacional durante todo o passeio, com equipe técnica responsável pelo acompanhamento das crianças e pela coordenação das atividades em campo.

Será disponibilizada toda a estrutura necessária para a realização da visita, incluindo transporte e alimentação, garantindo conforto e segurança aos participantes. A iniciativa faz parte de uma agenda contínua de ações que já proporcionou a crianças das comunidades o acesso a museus, fábricas de cultura e eventos educativos e esportivos na região.

Para o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, o projeto contribui diretamente para a formação social e cultural dos participantes. “Nosso objetivo é ampliar horizontes e garantir que as crianças das comunidades tenham acesso à cultura, ao lazer e a novas experiências. Esses passeios ajudam a afastar, ainda que por algumas horas, os jovens de contextos de vulnerabilidade e mostram que eles podem ocupar todos os espaços da cidade. A Prefeitura oferece o suporte necessário para que essas ações aconteçam com segurança e continuidade”, destaca.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Nesta sexta-feira (23), a Rua José Maria Claro passa pelo processo de selagem e cadastro social, etapas fundamentais para a regularização fundiária dos imóveis. A ação marca um avanço importante para os moradores, já que todas as residências da rua serão contempladas com a regularização.

A selagem é uma fase essencial do processo, na qual cada imóvel recebe um selo de identificação com numeração e código específicos. Essa identificação permite mapear corretamente as casas que integram o loteamento e que passarão pela regularização, facilitando o trabalho técnico nas próximas etapas.

Paralelamente à selagem, está sendo realizado o cadastro social, etapa responsável por identificar quem são os moradores de cada residência. Esse levantamento é fundamental para assegurar que o título do imóvel seja emitido corretamente, evitando erros ou problemas futuros relacionados à titularidade. A identificação é feita por meio de documentação, garantindo que o proprietário legal seja devidamente reconhecido no processo cartorial.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a participação dos moradores é essencial para o sucesso da ação. “A selagem é uma forma de organizar e identificar corretamente cada imóvel que será regularizado. É muito importante que o morador mantenha o selo visível e preserve essa identificação, porque ela facilita o retorno das equipes técnicas para as próximas etapas”, destacou.

O secretário também reforçou a necessidade de comunicação em casos de alterações após o cadastro social. “Qualquer mudança precisa ser informada aos técnicos, como venda do imóvel ou óbito do titular. Isso é fundamental para evitar erros e garantir que a titulação seja feita da forma correta, sem nenhum empecilho”, ressalta.

A orientação aos moradores é que mantenham o selo fixado no imóvel e colaborem com as equipes durante todas as fases do processo, contribuindo para a consolidação da regularização e para a conquista definitiva da segurança jurídica da moradia.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Camille Melo/Secom F

A Secretaria de Favelas promoveu, no último sábado, dia 17, um encontro com moradores para prestar esclarecimentos e alinhar informações sobre o processo de regularização fundiária em andamento no município. A atividade foi realizada na Escola Jardim Santiago, no bairro Vila São Paulo, reunindo famílias diretamente envolvidas na ação.

Esta iniciativa contemplará 176 famílias, distribuídas entre os núcleos Vila São Paulo III, José Maria Claro e o loteamento Baxmann. Durante a reunião, foram apresentados os próximos passos do trabalho, com destaque para a fase de Cadastro Social, etapa que antecede a regularização definitiva dos imóveis.

O Cadastro Social tem papel fundamental no processo, pois é nesse momento que são coletados dados e documentos das famílias, permitindo a organização das informações necessárias para a emissão dos registros imobiliários. A regularização garante segurança jurídica, valorização dos imóveis e reconhecimento oficial da posse pelos moradores.

Ao longo do encontro, a equipe técnica detalhou como será realizado o atendimento, quais documentos deverão ser apresentados e reforçou a importância do envolvimento das famílias para que o processo avance de forma eficiente e transparente.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a reunião reforça o compromisso da administração municipal com as comunidades. “Estar próximo da população, ouvir as dúvidas e orientar de forma clara é essencial. A regularização fundiária transforma a vida das famílias, trazendo dignidade, segurança e cidadania”, afirmou.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Vinicius Cavalcante /Secom FV

No próximo sábado (17), a partir de 10 horas, será realizada uma reunião informativa sobre a regularização fundiária dos imóveis, com o objetivo de orientar moradores e esclarecer dúvidas sobre as próximas etapas do processo. O encontro acontecerá na Escola Jardim Santiago, localizada na Rua Itaquaquecetuba, nº 1333 – Vila São Paulo.

Ao todo, participarão da ação 176 famílias, sendo 44 famílias do núcleo Vila São Paulo III, 48 do núcleo José Maria Claro e 84 do loteamento Baxmann. A iniciativa busca promover o diálogo com os moradores e explicar, de forma clara e acessível, como será conduzida a próxima fase do trabalho, que corresponde ao Cadastro Social.

O Cadastro Social é uma etapa essencial do processo de regularização fundiária, pois é por meio dele que são reunidas as informações e a documentação necessárias para viabilizar a emissão dos registros dos imóveis em nome dos moradores. Esse procedimento garante mais segurança jurídica, reconhecimento oficial e tranquilidade às famílias beneficiadas.

Durante a reunião, a equipe responsável irá orientar os participantes sobre a finalidade do Cadastro Social, quais documentos deverão ser apresentados, como será organizado o atendimento às famílias e a importância da participação ativa de cada morador para o andamento do processo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, o momento é fundamental para aproximar o poder público da população. “A regularização fundiária é um passo importante para garantir dignidade e segurança às famílias. Essa reunião é essencial para explicar cada etapa do processo e reforçar que o Cadastro Social é decisivo para que o imóvel possa ser documentado no nome de quem realmente mora nele”, destacou.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo/Secom FV

Sorrisos, abraços e o brilho no olhar das crianças marcaram a manhã do último sábado (20) no Jardim Nova Ferraz. O clima de Natal tomou conta do bairro com a realização da ação solidária “Natal na Quebrada”, que levou alegria, esperança e momentos inesquecíveis para dezenas de crianças e suas famílias.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, em parceria com a Torcida Acadêmicos da Savóia, e aconteceu na Avenida dos Metalúrgicos, nº 2779. Ao todo, foram distribuídos 100 brinquedos para crianças com idades entre 1 e 14 anos.

O secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, destacou a importância social da ação e o fortalecimento do espírito comunitário. “O Natal na Quebrada é mais do que a entrega de brinquedos. É um gesto de carinho, presença e esperança. Queremos que as crianças do Jardim Nova Ferraz sintam o cuidado do poder público e da comunidade, reforçando que elas fazem parte de um futuro que estamos construindo juntos”, afirmou.

A parceria com a Torcida Acadêmicos da Savóia reforçou o compromisso de unir forças em prol da comunidade, garantindo que o Natal chegasse com mais alegria, solidariedade e significado para as famílias do bairro.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Camille Melo/Secom Ferraz.

Um momento marcado por emoção, conquista e cidadania. Na última quarta-feira, dia 17 de dezembro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ferraz de Vasconcelos, foram realizadas as entregas de 40 matrículas de regularização fundiária remanescentes dos bairros Jardim Faleiros, Jardim Daisy e Jardim das Flores.

A regularização fundiária é um importante instrumento legal que utiliza técnicas jurídicas, sociais e urbanísticas para legalizar moradias já consolidadas, promovendo segurança jurídica aos moradores, valorização dos imóveis e desenvolvimento urbano sustentável.

Além disso, o processo contribui diretamente para o fortalecimento da arrecadação municipal, por meio de tributos como o IPTU e o ITBI, possibilitando novos investimentos em políticas públicas e melhorias para a população.

Desde 2021, foram entregues mais de 6 mil matrículas de regularização fundiária em diversos bairros da cidade. O município segue avançando com novos processos e outras entregas estão previstas para os próximos anos.

O processo de regularização fundiária envolve um amplo trabalho social junto às famílias, com identificação, orientação e acompanhamento técnico. Em muitos casos, é aplicado o REURB-S (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social), que isenta os beneficiários do pagamento de determinadas taxas, garantindo o acesso à titulação de forma mais justa e inclusiva.

“Após um trabalho de busca ativa, levantamento social e solução dos entraves legais, o município conseguiu regularizar a situação dessas famílias e garantir a entrega das matrículas antes do final do ano”, afirma o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom Ferraz
Fotos: Vinicius Cavalcante/ SecomFV

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, em parceria com a Torcida Acadêmicos da Savóia, realizará a ação “Natal na Quebrada”, levando solidariedade às crianças do Jardim Nova Ferraz. A iniciativa acontecerá na Avenida dos Metalúrgicos, nº 2779, onde serão distribuídos 100 brinquedos para crianças de 1 a 14 anos.

O secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, ressalta o impacto social da ação e o espírito comunitário que ela desperta: “O Natal na Quebrada é mais do que a entrega de brinquedos. É um gesto de carinho, presença e esperança. Queremos que as crianças do Jardim Nova Ferraz sintam o cuidado do poder público e da comunidade, reforçando que elas fazem parte de um futuro que estamos construindo juntos”, destaca.

A parceria com a Torcida Acadêmicos da Savóia reforça o compromisso de unir forças pela comunidade, garantindo que o Natal chegue com mais alegria e significado para as famílias do bairro.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/ Secom/FV

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou, no último sábado (8 de novembro), a 4ª edição da Festa da Favela, um evento que uniu cultura, lazer e cidadania em um só espaço. A celebração aconteceu no Centro de Convenções, na Avenida Brasil, n.º 1807, próximo ao McDonald’s, e contou com entrada gratuita.

Promovida pelas Secretarias de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas e de Cultura e Turismo, em parceria com o Servo GDS, a ação reuniu moradores de diferentes bairros do município, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a diversidade cultural de Ferraz.

Durante o evento, a população teve acesso a serviços públicos gratuitos, como atendimentos básicos de saúde, orientações da Coordenadoria da Mulher, distribuição de camisinhas, géis lubrificantes e informativos com formas de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) promovida pela Secretaria de Saúde, além do suporte do Procon Municipal, ampliando o acesso à informação e aos direitos da cidadania.

A programação contou ainda com atividades recreativas, aulas de skate e patins, brinquedos infláveis, distribuição de lanches e refrigerantes, além de sorteios e apresentações musicais que animaram o público. No palco, artistas locais e regionais se apresentaram com estilos variados, como rap, funk, gospel, pagode e samba.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a inclusão social e o fortalecimento das comunidades. “Nosso objetivo é que os moradores das favelas se sintam acolhidos e tenham acesso a tudo o que a cidade oferece. A Festa da Favela é um símbolo de união, alegria e cidadania, mostrando que Ferraz é uma cidade de todos”, afirmou o secretário.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/ Secom/FV
Fotos: Vinicius Cavalcante Secom/F

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio das secretarias de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, e Cultura e Turismo, em parceria com o Servo GDS, promoverá neste sábado (8) mais uma edição da Festa da Favela. O evento será realizado no Centro de Convenções, localizado na Avenida Brasil, n.º 1807, próximo ao McDonald’s, e contará com entrada gratuita.

Nesta edição, a Prefeitura entra como parceira direta na ação, oferecendo uma ampla estrutura de serviços públicos gratuitos à população. Entre os atendimentos disponíveis estarão serviços básicos de saúde, orientações da Coordenadoria da Mulher e atendimento do Procon Municipal, garantindo acesso a direitos, cidadania e informação aos participantes.

A programação também inclui atividades de lazer e integração social, como aulas de skate e patins, distribuição de lanches e refrigerantes, brinquedos infláveis, além de sorteios especiais para o público. No palco, o evento trará uma programação musical diversificada, com apresentações de rap, funk, gospel, pagode, samba e outros estilos, valorizando artistas locais e regionais.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e o fortalecimento comunitário. “A ideia de realizar o evento no centro é permitir que os moradores das favelas também usufruam do que a cidade tem de melhor. Teremos alimentação gratuita, brinquedos, serviços de saúde e cidadania, além de atrações culturais. Será uma grande celebração da diversidade e da união das famílias ferrazenses”, destacou.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/ Secom/FV
Fotos: Laura Ramos Secom/FV

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio das secretarias de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas e Cultura e Turismo, em parceria com o Servo GDS, promoverá neste sábado (8) mais uma edição da Festa da Favela. O evento será realizado no Centro de Convenções, localizado na Avenida Brasil, n.º 1807, próximo ao McDonald’s.

Com entrada gratuita, a programação contará com diversas atividades voltadas à integração social e ao lazer das famílias, incluindo atendimento básico de saúde, aulas de skate e patins, distribuição de lanches e refrigerantes, brinquedos infláveis e sorteios especiais.

A festa também trará uma programação musical diversificada, com apresentações de rap, funk, gospel, pagode, samba e outros estilos, valorizando os talentos locais e regionais.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a iniciativa busca aproximar a comunidade das favelas do centro da cidade e garantir um espaço de convivência e celebração para todos. “A ideia de realizar o evento no centro é permitir que os moradores das favelas também usufruam do que a cidade tem de melhor. Teremos alimentação gratuita, brinquedos, serviços de saúde com diversos atendimentos e testes, além de atrações culturais. Será uma festa para toda a família ferrazense participar e se divertir”, destacou.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/ Secom/FV
Fotos: Laura Ramos Secom/FV

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos comemorou, na última quarta-feira (29), o terceiro aniversário da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas. A celebração aconteceu no anfiteatro do Paço Municipal e reuniu autoridades, servidores e representantes de entidades parceiras em um evento que destacou os avanços e conquistas da pasta ao longo dos últimos anos.

Desde sua criação, a secretaria desempenha um papel essencial na transformação social e urbana do município. Em apenas três anos, mais de 7 mil imóveis foram regularizados, garantindo segurança jurídica e o direito à moradia para milhares de famílias ferrazenses.

Além das ações de regularização fundiária, a pasta também promoveu atividades voltadas à integração social e à educação cidadã, como encontros com crianças da comunidade, incluindo visitas à Arena Corinthians e ao Aeroporto de Congonhas, experiências que ampliam horizontes e fortalecem vínculos comunitários.

Durante a cerimônia, o secretário Carlos Alexandre Domingos da Silva destacou o impacto positivo do trabalho realizado: “A criação dessa secretaria foi um marco para a nossa cidade e para o Brasil. Em três anos, conseguimos fazer a diferença na vida de muitas famílias. Ficamos muito orgulhosos do caminho que estamos trilhando.”

O evento contou com a presença da prefeita Priscila Gambale, do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura Daniel Balke, do secretário de Assistência Social Marcos Rogério de Oliveira Santos e da vereadora Selma Francisca dos Santos (Professora Selma), entre outras autoridades municipais.

Com o slogan “Há 3 anos fazendo a favela sonhar”, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas reafirma seu compromisso em seguir promovendo políticas públicas inclusivas, que garantam dignidade, oportunidades e acesso a direitos fundamentais para moradores de favelas e comunidades periféricas de Ferraz de Vasconcelos.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/ Secom/FV
Fotos: Laura Ramos Secom/FV

No último sábado (25), a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, promoveu uma visita à Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em Itaquera. A atividade contou com a participação de 100 crianças, com idades entre 6 e 11 anos, moradoras das comunidades Nova Esperança, Sonhos, Cidade de Deus e Jardim Soeiro.

A saída ocorreu no período da manhã, no Centro de Convenções do município, localizado na Avenida Brasil, n.º 1807, na Vila Romanópolis. Esta foi a terceira edição do projeto, que já proporcionou visitas à Exposição de Artes em São Paulo e ao Museu do Futebol.

Durante o passeio, as crianças participaram de diversas atividades recreativas, como futebol, pintura facial, escultura de balões, desenhos, jogos de mesa, brinquedos infláveis e um espaço de beleza para as meninas. A programação incluiu também lanches e momentos de descontração e convivência.

Para o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, ações como essa são fundamentais para promover inclusão social às crianças ferrazenses. “Essas iniciativas proporcionam experiências transformadoras e momentos de lazer a quem mais precisa. Nosso objetivo é ampliar horizontes e fortalecer os vínculos comunitários desde a infância”, destacou.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/ Secom/FV
Fotos: Vinicius Cavalcante Secom/FV

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos iniciou no último domingo (28) uma nova etapa do processo de regularização fundiária no município, com foco no condomínio Meridional, localizado no bairro Santa Tereza. A ação, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, marca o início das atividades preparatórias para o cadastro social dos moradores.

Neste primeiro momento, as equipes da Prefeitura realizaram um trabalho de orientação, esclarecendo à comunidade sobre as etapas e a importância do processo de regularização.

De acordo com o secretário Carlos Alexandre Domingos da Silva, o município está na fase de entrega da documentação que servirá de base para o preenchimento do cadastro social das famílias. “Ao todo, 320 moradores serão contemplados com o Registro Definitivo do Imóvel, medida que garante segurança jurídica e valorização patrimonial. A expectativa da administração é concluir todo o processo em até 12 meses”, afirma.

A regularização fundiária é um processo que envolve medidas jurídicas, técnicas e sociais, e procura assegurar o direito à moradia e promover o desenvolvimento urbano. Ao final, os moradores passam a ter acesso legal à propriedade, o que também viabiliza investimentos públicos futuros na região, fortalecendo a infraestrutura e a qualidade de vida da comunidade.

Texto: João Vitor Carmona MTB: 99.078/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos/ SecomFv

No dia 25 de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas de Ferraz de Vasconcelos realizará uma visita à Neo Química Arena, estádio do Corinthians em Itaquera, com a participação de 100 crianças, entre 6 e 11 anos, moradoras das comunidades Nova Esperança, Sonhos, Cidade de Deus e Jd. Soeiro.

“Ações como essa são essenciais para proporcionar experiências culturais e momentos de lazer às crianças que mais precisam”, afirma o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva.

O passeio incluirá brincadeiras, lanches e muita diversão. A saída será às 8h, no Centro de Convenções (Avenida Brasil, n.º 1807 – Vila Romanópolis), com retorno previsto para as 14h.

Este projeto já está em sua terceira edição, tendo proporcionado anteriormente visitas à Exposição de Artes em São Paulo e ao Museu do Futebol.

Trinta crianças da Vila Cristina, em Ferraz de Vasconcelos, vivenciaram uma tarde de encanto, cultura e diversão na última quinta-feira (14), durante uma visita à Fábrica de Cultura da Vila Curuçá, zona leste de São Paulo. A atividade, promovida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, teve como destaque o espetáculo teatral “Conta Maria”, uma contação de histórias que celebra com alegria a diversidade da cultura popular brasileira.
        Com entrada gratuita, o evento apresentou personagens lúdicos como um sapo forrozeiro, um saci sapeca e uma sereia encantada, que juntos conduziram as crianças por um universo mágico repleto de músicas, danças e brincadeiras típicas do folclore brasileiro.
        O objetivo da ação é integrar as comunidades, por meio da inclusão social, a arte e a cultura.  Vale salientar que para muitas das crianças, foi a primeira vez em um teatro profissional.
        O secretário da pasta, Carlos Alexandre, destacou a importância da visita: “nosso compromisso é garantir que as crianças das comunidades de Ferraz tenham oportunidades de conhecer e vivenciar a cultura em suas mais diversas formas. A arte transforma, amplia horizontes e fortalece o sentimento de pertencimento. Essa experiência que elas viveram hoje ficará marcada para sempre em suas memórias”, afirmou.
        A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas já planeja novas visitas a centros culturais da região, reafirmando o compromisso da atual gestão com políticas públicas inclusivas voltadas à infância e à valorização da cultura brasileira.
As crianças aprovaram a ideia e era nítido a expressão de felicidade no rosto ao saírem do espetáculo, bem como a reprodução de algumas e momentos marcantes que eles presenciaram na peça teatral.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.

Mais de 20 crianças dos bairros Cambiri, Vista Verde e Anchieta viveram uma experiência inesquecível em uma visita ao Aeroporto de Congonhas, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas de Ferraz de Vasconcelos.
Na ocasião, os participantes foram muito bem recebidos pela equipe do aeroporto que disponibilizaram um ônibus para o deslocamento interno das instalações, o acompanhamento do serviço dos fiscais de pátio (que sinalizam para os aviões estacionarem com segurança), além da oportunidade de conhecer de perto helicópteros e aeronaves, podendo entrar para conhecer por dentro.
Muito mais que um simples passeio, a ação teve como objetivo ampliar horizontes, despertar sonhos e mostrar que o mundo está cheio de possibilidades. Ao conhecerem de perto o funcionamento de um dos maiores aeroportos do país, as crianças puderam vivenciar uma realidade nova, repleta de aprendizados e inspirações.
O titular da pasta, Carlos Alexandre, não escondeu a emoção pela experiência vivenciada pelos pequenos ferrazenses. “A atividade reforça o compromisso da pasta com o desenvolvimento humano e social das comunidades, especialmente das crianças. O dia foi proveitoso e agradável na vida de todos. Investir na infância é investir em um futuro melhor para todos”, destacou o secretário.
A alegria estampada nos rostos das crianças e os olhares curiosos durante toda a visita confirmam o impacto positivo da iniciativa, pela ação voltada à valorização e ao empoderamento da juventude ferrazense.

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.

 Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, informa que mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega de escrituras neste primeiro trimestre de 2025.
Desde 2021, mais de 24 mil pessoas já foram contempladas pelo maior programa de Regularização Fundiária do município de Ferraz de Vasconcelos. A ação é fruto de uma sólida parceria da municipalidade ferrazense e o governo do estado de São Paulo.
Segundo o titular da pasta, Carlos Alexandre, a expectativa é atingir mais pessoas durante o ano de 2025. “A entrega das certidões para os munícipes que por décadas estavam desacreditados em receber este importante documento em mãos é o ápice do nosso trabalho. Contudo, para que isso ocorra, uma força-tarefa é montada e assim, conseguimos obter êxito na ação. Vale salientar, a nossa previsão é que possamos ultrapassar a marca de entrega dos anos anteriores e, as famílias contempladas poderão reestabelecer a sua paz, segurança e tranquilidade pela documentação recebida de suas moradias”, disse o secretário.
A população pode solicitar informações sobre o processo de Regularização Fundiária no seu bairro pelo número (11) 9.5284-8643 (ligação ou mensagem por WhatsApp).
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.
Há 15 anos, os moradores do bairro Sítio Paiolzinho em Ferraz esperavam realizar um grande sonho: ter em mãos a escritura de suas casas. Nesta última sexta-feira (06), a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, realizou a entrega de 50 títulos no maior processo de Regularização Fundiária do município que desde 2021 já entregou mais de seis mil escrituras.
As famílias contempladas chegaram cedo ao local da cerimônia e aguardavam com muita ansiedade e expectativa o início da mesma. Entre um breve hiato de silêncio, os aplausos prolongados da multidão anunciavam a chegada da chefe do Executivo, Priscila Gambale, que estava visivelmente emocionada por mais essa conquista. “Eu gosto muito de fazer entregas de obras, equipamentos públicos e ações relevantes para a população ferrazense, mas essa em especial mexe muito comigo, pois sinto que um grande ‘alívio’, somado a alegria da escritura em mãos é refletido nos olhos de cada membro familiar e sentido pelos abraços calorosos de cada cidadão por dividirmos juntos esse momento inesquecível”, disse Gambale.
O titular da pasta, Carlos Alexandre, também comentou sobre a ação. “O nosso trabalho é pautado no bem-estar e qualidade de vida das pessoas que no passado não tiveram a devida orientação no tocante de suas moradias. Pois bem, a população agora conta em nossa secretaria com um canal aberto para tirar suas dúvidas e ter os esclarecimentos necessários para regularizar a sua situação e assim vivenciar a Regularização Fundiária”, disse o secretário.
Segundo o secretário Carlos, alguns bairros da cidade estão com a documentação em processo final para novas entregas. “Para o ano de 2025, teremos ainda no primeiro semestre a entrega de 500 títulos e, esse número pode ser bem maior, conforme o avanço da entrega da documentação necessária dos munícipes”, finalizou.
Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito, Daniel Balke, o secretário de Assistência Social, Rodrigo de Freitas, e os vereadores: Alexandro Silva (Teteco), Ananias Neto (Neto do Cambiri), Claudio Ramos, Derneval Jardim (Deí), Hodirlei Martins (Mineiro), José Juca Neto (Juca do São Judas) e Osni Pasquarelli (o Ní).
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Jonathan Andrade / Secom Ferraz.
Sítio Paiolzinho em Ferraz tem programação para entrega de Regularização Fundiária
Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, fará a entrega de 50 certidões de habitação aos moradores do bairro Sítio Paiolzinho. A ação ocorrerá a partir das 10 horas no próprio bairro com a presença de autoridades locais e os munícipes.
Desde 2021, mais de 6 mil títulos já foram entregues no município de Ferraz de Vasconcelos e a expectativa é avançar ainda mais. A chefe do Executivo, Priscila Gambale, comentou sobre os trabalhos nesta questão. “Assim que assumi o meu mandato, não medi esforços para resgatar o sonho de cada ferrazense que já tinha perdido a esperança de um dia ter em mãos a escritura de sua casa. Esta realidade mudou, estamos realizando entregas em vários bairros do município e continuaremos com a Regularização Fundiária em nossa querida cidade de Ferraz de Vasconcelos”, disse Gambale.
O evento ocorrerá nesta sexta-feira (06), às 10 horas, na Rua Maria Dias Maciel, 60, no bairro Sítio Paiolzinho.
Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas pelo número (11) 95284-8643.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Amanda Morais / Secom Ferraz.
  Mais de 6 mil títulos de regularização fundiária já foram entregues em Ferraz de Vasconcelos desde 2021, e este número tende a crescer à medida que novas famílias recebem a sua documentação, a exemplo dos moradores do Jardim São Judas Tadeu que neste último sábado (23) foram contemplados com suas escrituras.
        A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas esteve à frente da ação juntamente com a empresa Terra Nova Regularizações Fundiárias e a Associação dos Moradores São Judas Tadeu.
O titular da pasta, Carlos Alexandre, comentou sobre a ação. “Mais uma vez podemos viver a emoção da entrega da escritura de famílias que ficaram por anos na espera. Desde 2021, essa realidade vem mudando em Ferraz de Vasconcelos e, em breve, mais famílias terão a regularização fundiária em suas vidas”, disse o secretário.
        Durante a cerimônia de entrega, duas famílias representaram, de forma simbólica, as mais de 170 que esperavam ansiosamente pelos seus títulos.
        Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas pelo número (11) 995284-8643.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Jucelio Salvador / Secom Ferraz.
Mais de 6 mil títulos de regularização fundiária já foram entregues em Ferraz de Vasconcelos desde 2021, e este número tende a crescer à medida que novas famílias experimentarão este sonho realizado, a exemplo dos moradores do Jardim São Judas Tadeu que no próximo sábado (23), a partir das 10 horas, estarão reunidos na Rua São Marcos para receber suas escrituras.
A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, estará à frente da ação que contará com a presença de autoridades locais e munícipes.
O titular da pasta, Carlos Alexandre, reforça o convite aos munícipes. “Seguimos com o mesmo compromisso de estruturar a regularização fundiária do nosso município, por isso, convido a todos para que possamos juntos celebrar este momento que culmina com a concretização da esperança dos moradores recebendo o título de propriedade”, disse o secretário.
        A entrega dos títulos ocorrerá no próximo sábado, 23 de novembro, às 10 horas, na Rua São Marcos, Jardim São Judas Tadeu, pela sólida parceria da municipalidade, a empresa Terra Nova Regularizações Fundiárias e a Associação dos Moradores São Judas Tadeu.
 Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Ama/ Secom Ferraz.
 No último sábado, 09 de novembro, aconteceu o Dia da Favela em Ferraz de Vasconcelos, evento que enaltece a luta e conquistas dos moradores de comunidades. O evento ocorreu no Morro do Piolho, totalmente gratuito e livre para todas as idades, com a presença de mais de quatro mil pessoas que passaram no local durante todo o dia.
        Além das atrações culturais e entretenimento infantil, houve também serviços essenciais da saúde, a saber: PSA, vacinação em geral, aferimento de pressão, exame destro, testes rápidos, avaliação médica, entre outros.
O Dia da Favela foi promovido pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tendo a parceria do Ativista Social Geraldo Mendes, o Servo GDS.
        Vários brinquedos infláveis fizeram a alegria da criançada, além da distribuição de brindes e lanches. Durante todo o evento, diversos artistas subiram no palco para animar os participantes, como Banda Ao Cubo, Ndee Naldinho, Victor Massaki, MC Dentinho, Effe, Ytallo MC, entre outros.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Amanda Morais / Secom Ferraz.

A última quarta-feira, 26 de junho, mudou a vida de 77 famílias do bairro Maria José, que ansiavam ter em mãos a escritura de suas residências. Foram 27 anos de incertezas que chegaram ao fim com mais uma etapa de Regularização Fundiária, promovida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, em parceria com emenda parlamentar do deputado estadual Jorge do Carmo (PT).
A chefe do Executivo, Priscila Gambale, junto com secretários municipais e vereadores da cidade, participou da cerimônia de entrega e celebrou a vitória das famílias ferrazenses pela conquista de todos. “Desde o meu primeiro dia na municipalidade, venho empenhada pela realização de momentos tão felizes como este de hoje: a entrega gratuita de escrituras dos imóveis de tantas famílias que já tinham perdido a esperança de ter este importante documento cercado de sonhos, dignidade e valorização de anos de suor e trabalho”, disse Gambale.
Desde 2021, mais de 6 mil títulos já foram entregues até o momento e cerca de mil estão na reta final de tramitação para poderem ser liberados e encaminhados as famílias do município.
Participaram do evento os secretários Carlos Alexandre, Dom Souza, Antonio Carlos, Eduardo Paiva, Jackson dos Santos e Robson Xisto, de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Comunicação, Obras, Planejamento Urbano, Governo e Assistência Social, respectivamente.
Estiveram presentes também, os vereadores Claudio Ramos, Eliel Fox, Álvaro Costa (Kaká), José Juca Neto (Juca do São Judas) e Hodirlei Martins (Mineiro).

 

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Amanda Morais / Secom Ferraz.

Com lágrimas nos olhos e sorriso no rosto, os moradores do Jardim Faleiros amanheceram nesta segunda-feira, 03 de junho, extasiados com o fim de uma espera de mais de 25 anos: a tão sonhada regularização fundiária. Os munícipes receberam as escrituras dos seus imóveis, de forma gratuita, em um evento que contou com a presença de autoridades locais e representantes do Governo do Estado de São Paulo.
A chefe do Executivo, Priscila Gambale, juntamente com secretários municipais e vereadores da cidade participaram da cerimônia. A secretária executiva do programa Cidade Legal, Candelária Reyes, representou o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas estava à frente de todo processo e, durante a cerimônia, a prefeita Priscila Gambale avisou que os bairros da Vila Jamil e São Judas estão na fase final para a entrega de documentação. “Hoje vivemos juntos a realização do sonho das escrituras em mãos aqui no Jardim Faleiros. Desde o início do meu governo, sigo determinada no amparo das famílias que temiam por não ter a documentação de sua casa própria. A Regularização Fundiária garante este nobre direito”, disse Gambale.
Vale salientar que em apenas três anos foram entregues mais de 6 mil escrituras a moradores de diversos bairros de Ferraz de Vasconcelos.
O Deputado Estadual Jorge do Carmo (PT) participou no evento e parabenizou a todos os moradores contemplados. Estiveram presentes também, os secretários Carlos Alexandre, Dom Souza, Antonio Carlos, Thiago Severo, Jackson dos Santos, de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Comunicação, Obras, Desenvolvimento Habitacional e Agricultura, e Governo, respectivamente.
A cerimônia foi prestigiada pelos vereadores Ananias Neto (Neto do Cambiri), Claudio Ramos, Hodirlei Martins (Mineiro), José Juca Neto (Juca do São Judas) e Osni Pasquarelli (o Ní).
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.

espera de 50 anos acabou. Este foi o tempo que algumas pessoas do Jardim Ferrazense esperaram pela Regularização Fundiária do bairro. A entrega gratuita das escrituras de 65 famílias ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanopolis.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e os moradores contemplados. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas.
A chefe do Executivo, Priscila Gambale, participou do evento e celebrou a ação. “Ver o sonho realizado nos olhos de cada munícipe, de cada família nos faz lutar ainda mais por esta causa tão nobre: a Regularização Fundiária”, disse Gambale.
Vale salientar que desde 2021, mais de 6 mil escrituras foram entregues na cidade de Ferraz de Vasconcelos e, mais de mil estão em fase final de tramitação e em breve estará nas mãos das famílias que serão beneficiadas.
Na ocasião, o vereador Alexandro Santos Alves Silva, o Teteco, participou do ato de entrega das escrituras.

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.

O bairro Jardim Nova Ferraz foi palco da segunda edição da Festa das Favelas, evento ocorrido no último sábado (16) que contou com a participação de centenas de munícipes. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas e que teve  o apoio de outras pastas municipais.
Na ocasião, a chefe do Executivo, Priscila Gambale, esteve presente na festividade. “Ferraz de Vasconcelos foi à primeira cidade a instituir uma Secretaria de Favelas e, a partir deste feito, estamos construindo Políticas Públicas mais firmes para os moradores de comunidades. Por isso, este evento é tão importante e significativo para todos nós. Representa o marco de nossa luta por mais dignidade a Favela”, disse Gambale.
Diversos serviços da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos foram ofertados de forma gratuita para os participantes e brinquedos infláveis, distribuição de lanches, pipoca e algodão-doce fizeram a festa de todos.
No palco do evento, apresentações musicais deram o tom da festa e a chegada do Papai Noel tirou o fôlego das crianças que ficaram encantadas com a presença do “Bom Velhinho”.
Participaram dos festejos os secretários municipais Carlos Alexandre, José Batista de Souza, e Jackson dos Santos, de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Esporte e Lazer, e Governo, respectivamente.
O evento contou também com a participação do vereador Flávio Batista de Souza (o Inha).
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Foto: Laura Ramos / Secom Ferraz.
Mais um dia histórico que ficará gravado na mente dos ferrazenses, sobretudo aos amantes do basquetebol: na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro, o bairro Itajuíbe recebeu um equipamento esportivo ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nurimar Martins Hiar. A ação é resultado de uma sólida parceria da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos com a ONG Gerando Falcões e a NBA Brasil.
A solenidade de inauguração contou com a presença da chefe do Executivo, Priscila Gambale, secretários municipais, representantes do terceiro setor, atletas amadores e profissionais, bem como a comunidade local. Estrelas nacionais do basquete estiveram presentes, a saber: Helen Luz (ex-jogadora da seleção brasileira feminina) e Guilherme Giovannoni (ex-jogador da seleção brasileira masculina).
Vale salientar que crianças moradoras da Favelas dos Sonhos inspiraram, via desenhos, aos artistas Cainã e Gelin consolidarem os elementos artísticos que foram pintados na quadra.
Para a prefeita de Ferraz, os futuros atletas do Brasil poderão sair dessa quadra muito em breve. “Fico feliz por entregar mais um equipamento esportivo em nossa cidade. Assim como as ‘três areninhas’ que estão em pleno funcionamento, as ‘quadras de areia’ que são o maior sucesso entre os jovens, esta quadra de basquete vem contemplar o sonho de que em um futuro bem próximo sairão do nosso município os novos atletas brasileiros”, disse Gambale.
O presidente da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini, falou sobre a relevância do projeto e a dinâmica que será adotada em Ferraz. “Essa é a terceira unidade que o projeto NBA Station realiza no Brasil, temos mais duas quadras semelhantes, sendo uma na capital paulista [Parque Villa-Lobos] e outra em Vergel [na cidade de Maceió]. Assim, esperamos atender em Ferraz de Vasconcelos cerca de 80 crianças por semana, além de capacitar profissionais da área pela plataforma Jr. NBA”, pontuou.
Na ocasião, estiveram presentes os secretários municipais Daniel Balke, Daniele de Freitas, Ivan Santos, Jackson dos Santos, Paula Trevizolli, Robson Xisto e Viviane Souza, de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Segurança Urbana e Defesa Civil, Serviços Urbanos, Governo, Educação, Assistência Social e, Administração, respectivamente.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Foto: Laura Ramos / Secom Ferraz.
De forma alusiva ao Dia Municipal das Favelas, celebrado em 4 de novembro, a cidade de Ferraz de Vasconcelos irá comemorar a data com um evento gratuito festivo neste sábado, 18 de novembro, das 10 às 15 horas, no Jardim Nova Ferraz.
A festa contará com a participação de Djs, MCs, Batalha de Rimas, shows culturais, brinquedos infláveis gratuitos, sorteio de brindes e distribuição de lanche e refrigerante para as crianças. Durante a programação, haverá ações humanitárias, sociais e de saúde.
O titular da pasta de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Carlos Alexandre, destacou a relevância da data comemorativa. “Pela segunda vez, iremos celebrar o êxito e conquista de todos aqueles que vivem nas periferias e favelas. Muitas ações já foram e estão sendo realizadas nas comunidades ferrazenses. Contudo, a ‘Festa das Favelas’ vem agregar peso nesta luta, bem como buscar ainda mais Políticas Públicas que impactam diretamente na qualidade de vida e bem-estar dos munícipes. O maior reflexo disto tudo é a aceitação e a expressiva participação popular”, disse o secretário.
A realização da Festa das Favelas tem a parceria de ONGs e Grupos Sociais, bem como as secretarias de Comunicação, Saúde, Serviços Urbanos, Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, além do apoio do Fundo Social de Solidariedade.
As atividades ocorrerão na Rua Alcebíades Bertolotti, S/N, no Jardim Nova Ferraz.
Mais informações, basta entrar em contato pelo número 95284-8643.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Foto: Jonathan Andrade – Secom Ferraz.

Criada há um ano, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas surge de forma inédita no país, no intuito de buscar e aplicar Políticas Públicas na vida e cotidiano das pessoas que vivem em comunidades. Por isso, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos celebrou o êxito na pasta em uma cerimônia que ocorreu nesta última terça-feira (10), no anfiteatro do Paço Municipal.
A pasta visa atuar com Políticas Públicas de forma eficaz nas questões habitacionais, regularização fundiária e a retomada da dignidade dos moradores de Favelas em nosso município, bem como o bem-estar e qualidade de vida da população.
A cerimônia contou com a presença da chefe do Executivo, Priscila Gambale, seus secretários municipais, ONGs parceiras e a sociedade civil. “Quando assumi meu mandato de prefeita, já tinha em mente que a luta pela dignidade humana passa por Políticas Públicas sérias, visando sempre o melhor para o povo. Por isso, inovamos e criamos a Secretaria de Favelas para que munícipes e municipalidade andem juntos, traçando o futuro da comunidade ferrazense”, disse Gambale.
Na ocasião, participaram dos festejos os secretários Carlos Alexandre, Daniele de Freitas, Eduardo Paiva, Jackson dos Santos, Paula Trevizolli, Pedro Pauo Teixeira Junior, e Robson Xisto, de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Segurança Urbana e Defesa Civil, Governo, Educação, Fazenda, e Assistência Social, respectivamente.
Os vereadores Alexandro Silva (Teteco) e José Juca Neto (Juca do São Judas) estiveram na cerimônia festiva. Participaram também os representantes Antônia Alexandrina (OAB), Samuel Rodrigues (Presidente do Conselho de Habitação), Daniele Marcelo Lima (Presidente da Associação Morar Bem), Vera Fênix (Instituto Brasileiro de Floorball), Rosemary Monteiro (Associação Afro Brasileira Ogban – Núcleo Ferraz) e Geraldo Mendes (Central Única das Favelas – CUFAS).

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Foto: Isis Catarine / Secom Ferraz.

A Rodada de Negócios realizada na tarde desta terça-feira (26/09), em Ferraz de Vasconcelos reuniu mais de 100 empresários no auditório da Escola Técnica Estadual (Etec), no Jardim São João.

O evento reuniu representantes de indústrias e empresas de todo o Alto Tietê interessados em fazer networking e futuros negócios. Cada mesa contava com uma indústria âncora e empresas convidadas que tinham a chance de se apresentar para que todos conhecessem produtos e serviços oferecidos.

A Prefeitura de Ferraz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura atuou como parceira do evento, ao lado da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos, Sebrae e demais parceiros.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Daniel Balke, deu as boas-vindas ao público presente e desejou bons negócios. As rodadas de negócios são realizadas em várias cidades com o objetivo de proporcionar às empresas e representantes oportunidades de novos negócios, de oferecer serviços e produtos: “Aqui temos empresas e oportunidades”, afirmou Balke.

Representantes da Fatec de Ferraz e do Sebrae também tiveram oportunidade de se apresentarem e de se colocarem à disposição para eventuais parcerias.

 

Texto: Cristina Gomes – MTB: 26802/SP/Secom Ferraz.

Foto: Laura Ramos. Secom Ferraz.

No intuito de esclarecer, informar e otimizar a vida do cidadão ferrazense, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, em parceria com a Secretaria de Comunicação, preparou uma série de cinco episódios que irá auxiliar a população em temáticas do dia a dia. O nome escolhido foi “Favela em Ação” e a estreia está prevista para 5 de setembro, pelas redes sociais da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.
A Secretaria de Favelas é a primeira do Brasil com esta temática e, foi criada em 3 de outubro de 2022 no objetivo de executar políticas públicas que envolvam a população em situação de vulnerabilidade social, regularização fundiária, questões habitacionais e adoção de estratégias de criação de emprego e renda.
A série contará com a participação de membros da própria pasta de Favelas, no qual abordarão temas relevantes, a saber: habitação, regularização fundiária, conquistas, metas, dentre outros.
Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Foto: Laura Ramos / Secom Ferraz.

Quase 300 pessoas passaram pelo 2º Emprega Favela oferecido pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Nurimar Martins Hiar, localizada entre o Jardim Brígida e a Fazenda Itajuibe, durante todo o dia de hoje (19).

Mais de 250 vagas de emprego foram oferecidas na ação encabeçada pela Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A moradora do Jardim São Fernando, Élida Cristina Mota de Araújo, saiu do Emprega Favela já com encaminhamento para uma vaga de auxiliar de Produção. Ela, que está há dois anos desempregada, saiu feliz com a oportunidade de disputar uma oportunidade e já sonha em voltar ao mercado de trabalho: “Esta ação é incrível e beneficia muita gente. Só tenho a agradecer”, afirmou. O candidato que já tinha currículo já seguia para a triagem e depois era guiado até uma das salas com as vagas disponíveis conforme as parcerias estabelecidas, da Associação Comercial e Industrial de Poá; da Ong Gerando Falcões, da Conexão e de outros parceiros como o Instituto Recomeçar, entre outros.

Foram diversas oportunidades oferecidas para as seguintes vagas: costureira, operador de máquinas, vendedor, gerente de restaurante, atendente, atendente de fast food, além de vagas de estágio nas áreas administrativa e comercial. Para as vagas de estágio, é necessário ter mais de 16 anos e estar cursando o ensino médio.

As vagas oferecidas foram para as pessoas do entorno da escola, sem muita qualificação profissional e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Para o secretário das Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva, a expectativa é que todos fossem muito bem atendidos, por isso a estrutura simples montada e de preferência que todos já fossem encaminhadas para as vagas: “Vamos fazer a favela sonhar, por isso, graças às parcerias conseguimos trazer vagas para todas as faixas etárias”, afirmou ele.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, afirmou que o maior com esta ação no dia de hoje foi trazer para as vagas de emprego até a comunidade, ou seja, oportunidade de emprego possível de serem preenchidas pelos candidatos e podendo atender o maior número possível de pessoas.

–Texto: Cristina Gomes – MTB: 26802/SP/Secom Ferraz.
Foto: Ísis Katherine / Secom Ferraz.

Mais de 250 vagas de emprego serão oferecidas nesta quarta-feira (19), no 2º Emprega Favela promovido pelas secretarias de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ferraz.
São oportunidades para as seguintes vagas: costureira, operador de máquinas, vendedor, gerente de restaurante, atendente, atendente de fast food, além de vagas de estágio nas áreas administrativa e comercial. Para as vagas de estágio, é necessário ter mais de 16 anos e estar cursando o ensino médio.
Nesta nova edição, a ação vai acontecer na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Nurimar Martins Hiar, no Jardim Brígida, das 9 às 15 horas.
A importância deste projeto é fazer com que as vagas de emprego possam chegar mais próximo das pessoas que mais precisam e principalmente ter um olhar atento para quem vive em estado de vulnerabilidade social e por este motivo têm receio até em procurar emprego.
Com a segunda edição do “Emprega Favela”, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, busca o desenvolvimento pessoal, capacitação e autonomia dos moradores de nossa cidade, em especial os que residem em áreas de grande vulnerabilidade social, sobretudo em nossas favelas.
“Além de buscarmos de forma incessante a regularização de fundiária, bem como a urbanização de favelas, entendemos que emprego e geração de renda são essências na implantação plena de uma política pública habitacional, social e emancipadora junto a nossa população”, afirmou o secretário das Favelas, Carlos Alexandre Domingos da Silva.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, é preciso ter políticas públicas neste sentido: “Precisamos ter um olhar diferenciado para este público e as vagas que estão sendo oferecidas são para atender a todos da comunidade. São vagas que não exigem tanta experiência e capacitação exatamente para trazer a empregabilidade para estas pessoas”.
O objetivo da ação é dar oportunidade de emprego, uma recolocação no mercado de trabalho ou quer participar de cursos e palestras ou deseja receber dicas para melhorar o seu currículo. A ação tem o apoio da Gerando Falcões, Recomeçar e Wadhwani Foundation. Mais informações, basta entrar em contato pelo número 4674-7843. No primeiro Emprega Favela, realizado em março deste ano, mais de 350 vagas foram oferecidas e ação foi considerada um verdadeiro sucesso.

Texto: Cristina Gomes MTB: 26802/Secom
Foto: Laura Ramos/Secom

Crianças dos bairros Jardim Anchieta, Jardim São João e Vila Maria Rosa participaram hoje (13) e as que passaram pelo centro da cidade puderam conhecer e participar das ações trazidas pelo caminhão da Boa Energia da EDP, que esteve em Ferraz de Vasconcelos, neste período de férias escolares.

O veículo traz ações educativas na praça do Centro de Convenções, das 8 às 17 horas e pertence à EDP Bandeirante e percorre várias cidades do Estado de São Paulo. Graças à parceria com às secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Habitacional e Relações Comunitárias das Favelas, o veículo passou pela cidade.
O caminhão da Boa Energia da EDP é um laboratório itinerante em que os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.

Cada sessão dura de 20 a 25 minutos e as crianças aprendem a não empinarem pipas perto da rede elétrica; não mexer no celular quando está carregando; a tomarem banhos mais rápidos e de todas as orientações para economizar energia. Além disso, são convidadas a passar por experiências como as da energia estática, placa solar e o globo de plasma e a pilha humana, além do gerador de Van der Graff para ficarem com os cabelos nas alturas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke e a sua equipe estiveram prestigiando o início do funcionamento da carreta, além do pessoal da Secretaria das Favelas, que trouxeram as crianças das comunidades para participarem das atividades. Para Balke, a atividade é uma opção para a criançada aprender sobre os perigos da eletricidade de forma leve e descontraída, além de saber como ajudar em casa a economizar energia.
Algumas das atividades do caminhão-laboratório da EDP:
– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.
– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico.

Uma reunião preparatória para a 1ª Rodada de Negócios foi realizada na manhã de hoje (12), na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv) e reuniu representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, o Sebrae, Senac e Senai, além de empresários, comerciantes e lojistas. O evento deve ocorrer no mês de agosto, com o objetivo de reunir representantes do setor industrial da cidade.

O evento foi organizado pela Associação Comercial e a meta é reunir 120 empresas até o mês que vem para a realização do evento.

O presidente da Associação Comercial, Luis Trevisani, afirmou que o objetivo é criar um networking e estreitar os laços com o poder público e empresários para reciclar as oportunidades de negócios no município.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, as parcerias são necessárias para congregar os empresários e buscar o desenvolvimento econômico e industrial do município.

Ele aproveitou o encontro para enumerar todas as ações que estão sendo realizadas pela pasta e as atividades previstas até o final deste ano, como a realização do Hackaton, uma maratona de robótica e novidades para o Polo Industrial da cidade como ações de 100% de lâmpadas led nas ruas Takume Koike, Masato Sakai, entre outras, além dos trabalhos envolvendo o Balcão de Empregos com a oferta de vagas do município; o Balcão de Estágios com 160 encaminhamentos, entre outras ações: “Temos também o projeto do PPP (Parceria Público Privada) e muitas ações que estamos fazendo”, afirmou o secretário e vice-prefeito.

O secretário das Favelas, Carlos Alexandre Domingos e o coordenador da pasta, Francisco Júnior também prestigiaram o evento. A Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv) está localizada na Rua Bruno Altafim, 26 – Sítio Paredão – (Próximo ao Viaduto Ayrton Senna) e para mais informações sobre o evento pelo telefone: 4678-2697.

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812