Vacinação contra gripe é prorrogada em Ferraz

Vacinação contra gripe é prorrogada em Ferraz

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho. A decisão foi tomada depois de orientação do Ministério da Saúde. Na cidade já foram vacinadas 16.962 pessoas dos grupos prioritários e 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão oferecendo a dose no município.

A meta é a imunização de 33.990 ferrazenses, representando 90% de cada grupo prioritário, sendo pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

A partir do dia 18 de junho, a intenção, caso haja a disponibilidade das doses, é vacinar crianças de 5 a 9 anos de idades nas creches e Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei’s), além de adultos que tenha entre 50 e 59 anos, mas estes não entram na meta municipal, apenas no número de doses aplicadas.

Para tomar a vacina, o ferrazense deve estar munido de carteirinha de vacinação e RG, e comparecer em uma UBS de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Febre amarela

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Ferraz, a procura pela vacina de febre amarela diminuiu na cidade, mas a oferta das doses ainda acontece normalmente em 12 UBS’s municipais. Na cidade já foram vacinadas contra a doença 14,139 pessoas. A demanda é livre e o morador interessado nesta imunização pode procurar um posto de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz