Ferraz se destaca em planos de aulas de matemática

Ferraz de Vasconcelos se destacou na última edição do Programa de Desenvolvimento Colaborativo, da revista Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann. Como forma de reconhecimento, os professores da rede foram convidados a participarem da abertura do projeto “Time De Autores Nova Escola”, em Minas Gerais, no último dia 3. O objetivo foi de compartilharem suas experiências sobre a aplicação de planos de aulas inovadores para crianças do quarto ano do ensino fundamental.

Os planos de aulas foram enviados para o município por meio do Programa em maio, e 16 professores de Ferraz aplicaram em sala de aula. A professora Ana Cláudia Silva de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Halim Abissamra, foi assistida pelos organizadores e se destacou pela forma diferente de ministrar as aulas de matemática na unidade, com o auxílio destes planos de aulas. O resultado foi o convite para compartilhar um pouco sobre a experiência com mais de 180 professores de todo o Brasil.

Na ocasião, representando a Educação ferrazense, também estava o coordenador técnico pedagógico, Fábio Luiz de Sales, que ressaltou qual o diferencial destes planos de ensino. “A Revista Nova Escola e a Fundação Lemann já são parceiros nossos e finalizaram o Programa de Desenvolvimento Colaborativo com bons frutos em Ferraz. Pegamos os planos de aulas que eles nos haviam mandado e observamos que daria certo com os nossos alunos, pois a metodologia das situações problemas envolvendo os quatro eixos matemáticos era inovadora e com certeza ajudaria os estudantes”, afirmou Fábio.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, participar desse Programa impactou não só a forma de ensinar dos professores, mas também a vida dos alunos. “Foram aproximadamente 600 crianças que viveram essa experiência nova com a matemática que tanto está presente no nosso dia a dia. Nossos professores também foram atingidos, pois essa iniciativa trouxe a reflexão sobre a prática pedagógica e sobre a maneira de ensinar, fazendo assim, com que o docente tenha um outro olhar na hora de preparar as aulas”, finalizou a titular.

FOTOS: Secom Ferraz