Projeto “Educação Financeira” mobiliza alunos e professores nas escolas municipais de Ferraz

De forma disciplinar, alunos e professores das escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos estão empenhados em promover ensinamentos conscientes sobre economia por meio do projeto “Educação Financeira”. Inédito na cidade e conforme com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a ação atende alunos do 3º, 5º e 9° ano do ensino fundamental.

Quando ensinada desde cedo, a educação financeira leva segurança para que os estudantes invistam num futuro melhor. E essa é uma das metas da iniciativa que está sendo aplicada em 18 unidades com temas como equilíbrio de contas, finanças pessoais, consumo, orçamentos, reserva de emergência e investimentos farão parte dos conteúdos.

Professores e alunos receberam materiais didáticos, dessa forma, cada criança adquiriu três livros para uso em atividades. Além disso, os pais também participam da formação e oferecem todo o apoio necessário. Em menos de um mês desde o início das aulas, o conteúdo já saiu da teoria e está sendo aplicado na prática.

Criatividade é o que não falta na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Ângelo Castelo, no Jardim Castelo. Cada sala do 5º ano teve a ideia de vender produtos variados, desde brinquedos, livros, até doces e salgados, para colocarem em prática os conceitos básicos de finanças, organização e que entendam o valor do dinheiro.

Por isso, o valor arrecadado será revertido para que cada turma realize um passeio escolar. Esse é um dos principais trabalhos da unidade com o objetivo de incentivar os alunos a não desistirem de seus sonhos.

Na Emeb Maria Andena da Costa, na Vila Andeyra, não é diferente. As classes produziram seu próprio dinheiro fictício com atividades semanais que ensinam a organização das finanças, autocontrole emocional e planejamento. Futuro é o tema que estimula os estudantes a criarem consciência financeira para repensarem seus hábitos e valorizarem a tomada de decisões.

“Cada ação foi pensada em apresentar de forma lúdica e didática a importância da educação financeira e como esse rico projeto fará nossos jovens ferrazenses crescerem mais cientes. Os ensinamentos também são ampliados para as famílias”, destaca a titular da pasta, Paula Trevizolli.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto: Laura Ramos/ Secom Ferraz.

Compartilhe:

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812