Ferraz de Vasconcelos comemora o centenário da estação ferroviária 

História que está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade comemora os seus 100 anos nesta quarta-feira (29)

 

A Estação de trem de Ferraz de Vasconcelos comemora os seus 100 anos nesta quarta-feira. Inaugurada em 29 de julho de 1926, a estação foi fundamental para o desenvolvimento da cidade e mantida graças ao apoio das famílias tradicionais e comerciantes da cidade.

A história da Estação Ferraz de Vasconcelos começou com o loteamento Romanópolis, idealizado pelo imigrante italiano Pietro Foschini na década de 1920. Para impulsionar o crescimento da região, Foschini lutou pela construção de uma parada ferroviária e contou com o apoio do engenheiro José Ferraz de Vasconcelos, que projetou a estação e acompanhou sua construção de forma voluntária, o qual deu futuramente o nome do município.

Mesmo após inaugurada, por falta de passageiros, a estação sofreu ameaças de fechamento. Foi aí que famílias tradicionais e comerciantes locais fizeram uma força-tarefa para comprar bilhetes e simular uma alta demanda de transeuntes.

Reconstruída e modernizada, a estação atual, entregue em 2015, preserva a memória de seu centenário e continua transportando gerações há quase 100 anos.

Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizará um ato simbólico para a comemoração do centenário, relembrando a história da cidade e a ligação com a estação de trem, a partir das 16h, na Praça da Independência. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

 

Fotos: Laért Dart e Secomfv

Compartilhe:

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812