Ações conscientizam alunos e comunidade sobre cuidados com o meio ambiente em Ferraz

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos encerrou hoje (9 de junho) as atividades de conscientização em prol do meio ambiente do Programa SOL (Sustentabilidade, Organização e Limpeza) nas escolas municipais. Desde o dia 16 de maio, todas as unidades vêm realizado ações para incentivar o cuidado com a Mãe Natureza com alunos e comunidade.

As atividades foram realizadas de forma interdisciplinar e com turmas do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal. Os alunos tiveram reuniões com professores, apresentaram ideias, participaram de um concurso para criação de slogan sobre a importância do meio ambiente e, nesta semana, produziram redações com o tema “Escola limpa, aluno educado”.

Além disso, as crianças do Ensino Infantil produziram cartazes desenhados e pintados com mensagens de conscientização, como “salvem o nosso planeta” e “natureza é vida”, construíram brinquedos com material reciclável e fizeram mutirão de limpeza na escola. O Centro de Educação Infantil (CEI) “Maria da Glória Fernandes Leite”, no Tanquinho, ainda criou o Trenzinho da Limpeza, que divertiu alunos enquanto ajudavam a limpar a unidade.

De acordo com a Secretaria de Educação, esse programa é muito importante para conscientizar alunos e comunidade, já que os moradores próximos das unidades também têm acesso a informativos produzidos na escola. “Os alunos fazem cartazes e escrevem frases que incentivam a população a cuidar do meio ambiente da mesma forma que fazem dentro da escola”, conta o coordenador técnico de projetos da pasta, Reginaldo da Silva Oliveira.

O Programa SOL faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Educação Ambiental durante o ano letivo. “Nós trabalhamos o entender e zelar pela natureza o ano todo, para que as crianças desenvolvam esse cuidado ainda cedo e carreguem esse sentimento quando crescerem”, enfatiza a titular de Educação, Valéria Kovac. “Além disso, os filhos são mediadores, ou seja, transmitem o que aprendem dentro da escola aos pais e, dessa forma, conscientizamos muito mais pessoas”, complementa.

Livros

Apesar das ações com alunos já ter acabado, o Programa SOL ainda segue mais uma etapa: agora, as redações produzidas pelo Ensino Fundamental e EJA serão reunidas em um livro. Cada unidade escolar de Ferraz de Vasconcelos e bibliotecas municipais receberão seu exemplar.

Além desse, outro livro também será produzido com fotos de plantas encontradas nas escolas. A ideia é que cada gestores fotografe as espécies plantadas no prédio e um biológico da rede denomine cada uma, ajudando a conhecer cada planta e cuidar da maneira correta.

TEXTO: Marina Doi
FOTOS: Secom Ferraz

Compartilhe:

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812