As ações do Setembro Amarelo têm mobilizado estudantes e profissionais da educação de Ferraz de Vasconcelos. Nesta semana, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Primorosa Jorge, na Vila Santo Antônio, promoveu palestras e atividades informativas para o debate da prevenção do suicídio e da saúde mental. O corpo docente da instituição produziu um ambiente comunicativo que transmite a temática de forma leve a direta aos estudantes.
Durante o encontro, os alunos acompanharam vídeos motivacionais e depoimentos com foco na saúde física e no autoconhecimento. Além disso, os estudantes apresentaram um poema autoral em forma de quebra-cabeça e debateram sobre a origem do Setembro Amarelo, a atuação da psicologia no que diz respeito a depressão e ansiedade, leitura de parábolas, depoimentos sobre o “bullying” e a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento da depressão.
A professora do ensino fundamental II, Solange de Assis, explica que o período pandêmico intensificou os casos de depressão e o ensino pedagógico tem como dever e responsabilidade promover iniciativas e rodas de conversa como essa, pois nunca se fez tão necessário falar sobre solidariedade e cuidado com a vida.
“É importante destacar que nosso objetivo é a valorização da vida, e diante dessa volta as aulas percebemos que os alunos voltaram tristes, por isso, é fundamental estimular que eles falem sobre esses sentimentos. O projeto foi pensado em cuidar da nossa comunidade em um todo e buscar a felicidade nas coisas simples”, destacou a educadora.
Para complementar a iniciativa, os professores criaram uma árvore com mensagens positivas onde os alunos colocaram cartinhas e escreveram sobre seus sonhos para o futuro, a fim de estimular as crianças com uma ideologia de vida e a manterem suas convicções.
Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.
Foto: Jamile Matos.Secom Ferraz.