Ferraz promove capacitação sobre racismo e comunicação não violenta para Guardas Civis Municipais

Formação integra o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) da GCM e será ministrada pelo coordenador estadual de Políticas para a População Negra, Róbson Silva Ferreira

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizará, no próximo dia 11 de maio, a capacitação “Racismo e Comunicação Não Violenta: Entendendo nosso papel na sociedade”, destinada aos Guardas Civis Municipais (GCMs) que participam do Estágio de Qualificação Profissional (EQP). Esta atividade ocorrerá no auditório da Casa da Advocacia da 173ª Subseção da OAB de Ferraz de Vasconcelos, na Rua Santos Dumont, 1646, na Vila Ana Maria.

A formação será dividida em duas turmas, com encontros às 9 horas e às 13 horas, e contará com a participação de Róbson Silva Ferreira, coordenador de Políticas para a População Negra do Estado de São Paulo. Durante a capacitação, serão abordados temas relacionados ao enfrentamento ao racismo, direitos humanos, relações sociais e à importância da comunicação não violenta na atuação cotidiana dos agentes de segurança pública.

A iniciativa busca ampliar a qualificação humanizada da Guarda Civil Municipal, promovendo reflexões sobre respeito, empatia e cidadania no atendimento à população. A ação também reforça o compromisso da administração municipal com a promoção da igualdade racial e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à valorização dos direitos humanos.

Além do aprimoramento profissional, o encontro pretende estimular uma atuação cada vez mais consciente e alinhada às necessidades da população, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e igualitária.

Para o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Reginaldo Gonçalves de Abreu, discutir o tema com os profissionais da segurança pública é fundamental para fortalecer práticas mais humanizadas e combater atitudes discriminatórias. “Promover esse debate dentro das instituições públicas é essencial para construir uma sociedade baseada no respeito e na igualdade. A comunicação não violenta e o enfrentamento ao racismo são ferramentas importantes para fortalecer relações mais humanas, conscientes e cidadãs no atendimento à população”, destacou.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Compartilhe:

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812